Na noite de 10 de julho, após proferirem palestras sobre suas pesquisas em seminário realizado durante a tarde, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), os cinco jovens cientistas indicados em 2008 como membros afiliados da ABC pela Região Norte foram empossados. Participaram da cerimônia o presidente da ABC, Jacob Palis; o vice-presidente regional da ABC e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Adalberto Luis Val; o diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Odenildo Sena; o secretário de C&T, José Aldemir de Oliveira; o secretário de Projetos Especiais em Gestão Tecnológica da Prefeitura de Manaus, Sidney Ricardo Leite; a assessora de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves; a vice-presidente da SBPC e Acadêmica Helena Nader.


Mª do Socorro Chaves, Sidney Leite, Jacob Palis, Adalberto Val,
Odenildo Sena, Helena Nader

O Prof. Jacob Palis abriu o evento, reforçando a importância dessa nova categoria de membros da ABC, criada em sua gestão, que visa a renovação do ambiente acadêmico e o estímulo a jovens cientistas de destaque das diferentes áreas da Ciência e das diversas regiões do país, que serão agregados à Academia Brasileira de Ciências por cinco anos.

Foram em seguida apresentados os novos Acadêmicos da ABC:

Ândrea Kely Campos Ribeiro dos Santos

Graduada em Biomedicina, com mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), concluiu doutorado em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e cursou pós-doutorado na Universidade de Indiana (EUA). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculada ao curso de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular, já tendo orientado uma tese de doutorado e 14 dissertações de mestrado. É membro da Comissão de Genética Humana da Sociedade Brasileira de Genética e membro do Corpo Editorial na Área de Ciências da Vida da Editora da UFPA. É pesquisadora nível II do CNPq. Sua área de pesquisa está relacionada com Genética Humana e Médica – Genética Forense, Farmacogenômica, Bioantropologia e Paleogenética – e Genética Oncológica.

Luci Cajueiro Carneiro Pereira

Com bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas e mestrado em Oceanografia Abiótica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutorou-se em Ciências do Mar na Universitade Politécnica de Catalunha, na Espanha. É professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 2002, onde assumiu cargos de coordenação, representações e chefia. Sua experiência é na área de Oceanografia, com ênfase em Gerenciamento Costeiro e Dinâmica Costeira. Orientou 14 alunos de mestrado e um de doutorado.

Marcelo Menin

Concluiu o Bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade Estadual Paulista (UNESP), em São José do Rio Preto (SP), mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutorado em Biologia (Ecologia) no INPA. É Professor do Departamento de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) desde 2006, onde ministra aulas na graduação e pós-graduação, além de atuar como professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica. Estuda ecologia e taxonomia de animais, com ênfase em anfíbios. Orientou um aluno de mestrado e quatro de Iniciação Científica. Coordena dois projetos de pesquisa com recursos do CNPq e participa de outros dois como pesquisador colaborador. Atualmente é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Pedro Walfir Martins e Souza Filho

Graduou-se em Geologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), é especialista em Geologia e Geofísica marinha pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado e doutorado em Geologia pela UFPA. Atualmente coordena o Laboratório de Análise de Imagens do Trópico Úmido da UFPA e é bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível II do CNPq desde 2003. Desenvolve pesquisas sobre a evolução de ambientes costeiros tropicais através da análise de dados geológicos e de imagens de satélites. Já coordenou 11 projetos de pesquisa, entre eles os projetos de cooperação com a Agência Espacial Canadense e com a Petrobras. Co-orientou uma tese de doutorado e orientou 12 dissertações de mestrado.

Rodrigo Guerino Stábeli

É bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP) e concluiu doutorado em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) da mesma universidade, onde atuou como professor visitante em 2003 e 2004. Assumiu então a chefia do Laboratório de Bioquímica e Biotecnologia do Instituto de Pesquisas para Patologias Tropicais (Ipepatro) em Rondônia. Foi nomeado diretor de Pesquisa desta instituição em 2006, onde permaneceu até 2009. Atualmente é o diretor responsável pela implantação da Fundação Oswaldo Cruz, em Rondônia (Fiocruz/Noroeste) e Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (UFRO). Atua como professor orientador no curso de Pós-Graduação em Biologia Experimental do Núcleo de Saúde da UFRO e coordena o Centro de Estudos de Moléculas Aplicadas à Medicina. É membro da Sociedade Brasileira de Bioquimica e Biologia Molecular e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia, coeditor da revista “Comparative Biochemistry and Physiology, membro do Conselho Técnico-científico da Rede Bionorte de Biotecnologia e do Programa de Cooperação Técnica-científica do Instituto Pasteur (França) com as instituições de pesquisa da América do Sul (Amsud Pasteur).

Os novos membros afiliados foram saudados pelo Acadêmico Isaac Roitman e Marcelo Menin agradeceu, em seu discurso, em nome de todos os empossados. O evento foi encerrado com um coquetel no local.