A 41ª Olimpíada Internacional de Química terminou no dia 27 de julho na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Levindo José Garcia Quarto, de 17 anos, estudante em Fortaleza, trouxe para o Brasil uma medalha de prata. Também foram agraciados os estudantes Arthur Braga Reis, 17, e João Victor Rocha Magalhães Caminha, 17, ambos de Fortaleza, que ganharam medalhas de bronze.

O Brasil compareceu com quatro estudantes, alunos do ensino médio, todos do estado do Ceará. Eles participaram pela primeira vez de olimpíadas internacionais. Esses estudantes participaram de um processo seletivo nacional composto de seis fases, cuja primeira etapa teve a participação de 164 mil jovens. Na última fase, restaram os 15 estudantes mais bem classificados na Olimpíada Brasileira de Química 2008 – nove cearenses, quatro paulistas, um paraense e um do Distrito Federal. Eles participaram, durante duas semanas, do Curso de Aprofundamento e Excelência em Química ministrado por docentes do Instituto de Química da Unicamp.

Na Universidade Federal do Ceará (UFC), orientados pela professora e pesquisadora Nágila Ricardo, os quatro finalistas receberam treinamento em atividades de laboratório com a finalidade de prepará-los para os exames experimentais da olimpíada internacional.

A 41ª Olimpíada Internacional de Química teve participação de 286 estudantes, com idades entre 14 e 19 anos, oriundos de 72 países nos cinco contimentes. Chefiou a delegação brasileira a professora Nágila Ricardo, da UFC, apoiada pelo professor José Arimatéia Lopes, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A olimpíada foi realizada em um período de dez dias, dois deles dedicados a exames teóricos e experimentais, cada um com cinco horas de duração, e os demais dedicados à preparação e correção dos exames.

Olimpíada Brasileira de Química

A Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) identifica jovens talentosos com aptidão para a química, seleciona os estudantes que representam o Brasil nas olimpíadas internacionais, e realiza um trabalho de estímulo ao estudo dessa ciência e de incentivo à melhoria do seu ensino.

Ela atua em todo o território nacional e é organizada pela Associação Brasileira de Química, em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e 28 universidades federais e estaduais. As atividades da OBQ são mantidas CNPq e pelo Ministério da Educação.