O estudante brasileiro Henrique Pondé de Oliveira Pinto, de Salvador (BA), que atualmente estuda na cidade de São Paulo (SP), conquistou a medalha de Ouro na 50a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês), realizada entre os dias 14 e 21 de julho na cidade de Bremen, Alemanha.

Considerada pela Unesco como a competição mais importante da área, a IMO contou este ano com a participação de mais de 100 países reunindo jovens, entre 14 e 19 anos, mais talentosos do mundo no assunto. O Brasil foi representado por uma equipe de seis estudantes liderados pelos professores Carlos Yuzo Shine, de São Paulo (SP) e Ralph Costa Teixeira, de Niterói (RJ). O Brasil também conquistou três medalhas de prata com Renan Henrique Finder (Joinville – SC, que estuda na cidade de São Paulo), Marcelo Tadeu de Sá Oliveira Sales (Salvador – BA, estudante também na cidade de São Paulo) e Matheus Secco Torres da Silva (Rio de Janeiro – RJ); e duas medalhas de bronze com Marco Antonio Lopes Pedroso (Santa Isabel – SP) e Davi Lopes Alves de Medeiros (Fortaleza – CE). Com este brilhante resultado, o Brasil ficou classificado em 17º lugar entre os 100 países participantes.

Um comitê internacional elegeu, dentre os propostos pelos países participantes, os problemas que seriam resolvidos. As provas foram realizadas em dois dias consecutivos abrangendo disciplinas como Álgebra, Teoria dos números, Geometria e Combinatória. Em cada dia, os participantes resolveram três problemas em 4 horas e meia de prova. A resolução destes problemas costuma requerer mais criatividade, engenho e habilidade matemática do que conhecimentos e fórmulas aplicadas.

Brasil e as medalhas na IMO

O Brasil participa desta importante competição desde 1979 conquistando, desde então, um total de 81 medalhas, sendo oito de ouro, 21 de prata e 58 de bronze. A participação brasileira na competição é organizada através da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em Matemática nas modalidades de ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e conta com o apoio do CNPq, do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e da Academia Brasileira de Ciências.