No dia 26 de junho acontece o Simpósio em Homenagem aos 70 anos da Acadêmica Leny Alves Cavalcante, no auditório do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ, a partir das 9hs.

Entre os palestrantes estão a Acadêmica Rosalia Mendez-Otero, do IBCCF, que aborda uso de células-tronco em doenças neurológicas, e Silvana Allodi, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), com a palestra “Células-tronco em crustáceos: produzindo novos neurônios em cérebros adultos”. Penha Cristina Barradas, professora da UERJ, fala sobre diferenciação de oligodendrócitos.

Às 11h, a professora Leny recebe uma homenagem do Acadêmico Roberto Lent, diretor do ICB. Em seguida, Wagner Baetas da Cruz, do IBCCF, trata de ações e reações de células glias a patógenos intracelulares. Por fim, o Acadêmico Rafael Linden, professor do IBCCF, aborda ciclos celulares em progenitores retinianos.

O IBCCF está localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, na Cidade Universitária.

A homenageada

Leny Alves Cavalcante nasceu em Cariús (CE) em 1939 e graduou-se médica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Iniciou sua carreira científica como Auxiliar de Professor de Bioquímica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceadaquela universidade, quando teve o seu interesse despertado pela pesquisa pela visita do grupo de cientistas da área de Fisiologia de Ribeirão Preto, entre os quais o Prof. Renato Helios Migliorini. Estimulada por este último, cursou mestrado em Fisiologia Endócrina na University of California, Berkeley, e a seguir ingressou no Programa de Doutorado do Instituto de Biofísica da UFRJ, iniciando seus estudos em Neurobiologia sob a orientação do ex-presidente da ABC, Aristides A. Pacheco Leão.

Atraída pelas potencialidades do gambá (Didelphis marsupialis) como modelo experimental para estudos de Neurobiologia do Desenvolvimento e pelo renascimento da Neuromorfologia (Neuroanatomia Molecular) nos anos 70, passou a estudar a organização e desenvolvimento do sistema visual. Sua tese de Doutorado, orientada pelo Acadêmico Carlos Eduardo Rocha-Miranda, foi um trabalho pioneiro em Neurobiologia do Desenvolvimento, e os artigos dela decorrentes têm sido freqüentemente citados em revisões que tratam da ontogenia e evolução de circuitos neurais.

Seu trabalho subseqüente e os das teses que orientou, formal ou informalmente, analisaram inicialmente as características espaço-temporais da neuronogênese, da axonogênese e sinaptogênese na retina ou em centros visuais. A partir de evidências sugestivas de interações neurogliais durante o desenvolvimento, focalizou o interesse do seu laboratório em estudos de diferenciação de células gliais.

A Profª Leny atuou como editora chefe da Revista Brasileira de Biologia, dos Anais da Academia Brasileira de Ciências e foi consultora de diversos Conselhos, Comitês e agências de fomento. Em 1979 recebeu bolsa da Fogarty Foundation e em 1998 a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, da Presidência da República do Brasil. Atualmente é professora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ e do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio).