A Conferência Magna da reunião da ABC este ano, intitulada Da Prostaciclina para o Óxido Nítrico: Descobertas Fundamentais na Biologia Celular e Vascular, foi proferida pelo Prof. Salvador Moncada, eminente farmacologista hondurenho.

Salvador Enrique Moncada nasceu em Tegucigalpa, em Honduras, no ano de 1944. É diretor do Wolfson Institute for Biomedical Research no University College London. Formou-se em El Salvador, e seu doutorado sobre ciência cardiovascular foi motivado pelo trabalho junto ao farmacologista peruano Augusto Campos, que na época estava como professor visitante por um ano na Universidade de El Salvador. Por motivos políticos, foi deportado do país no período da ditadura e afastado de sua primeira esposa e filha.

Em 1971, ganhou uma bolsa de pesquisa no laboratório de Sir John Robert Vane, no Royal College of Surgeons, na Inglaterra. Lá foi membro da equipe que descobriu que medicamentos como a aspirina inibem a biossíntese de prostaglandinas, descoberta que deu ao Dr. Vane o Prêmio Nobel alguns anos depois. Moncada voltou a Honduras em 1974, onde passou um tempo desenvolvendo pesquisas, mas posteriormente voltou à Inglaterra, para o laboratório de pesquisa Wellcome, liderado por Sir John Vane. Foi o ambiente e a filosofia que encontrou nesse laboratório que Moncada tomou como referência para sua atuação na direção do Wolfson Institute – um espaço científico aberto, flexível, onde participou de diversas descobertas importantes que geraram diversos medicamentos.

Em 1990, ganhou o Prêmio Príncipe de Astúrias para Pesquisa Científica e Tecnológica e dois anos depois o Prêmio Dr A.H. Heineken para Medicina, outorgado pela Academia Real Holandesa de Artes e Ciências. Em 1998 houve uma grave controvérsia sobre sua injusta exclusão do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia. Neste ano, o prêmio foi concedido aos cientistas norteamericanos Robert Furchgott, Louis J. Ignarro e Ferid Murad por suas descobertas sobre o óxido nítrico, o primeiro hormônio gasoso produzido pelo endotélio capaz de mediar a vasodilatação arterial. Moncada havia sido o primeiro pesquisador a demostrar que o óxido nítrico era a substância liberada pelo endotélio vascular e sua exclusão da premiação provocou manifestações de protesto em todo o mundo – mais de 100 cartas de universidades, Academias e sociedades científicas foram enviadas ao Comitê do Nobel. Ainda no ano de 1998, casou-se com a Princesa Maria Esmeralda, da Bélgica, com quem tem dois filhos.

É autor ou co-autor de mais de 600 artigos, especialmente sobre aspirina, prostaciclina e óxido nítrico. Hoje existe em Honduras a Fundação Salvador Moncada para a Ciência e a Pesquisa.

Os vídeos abaixo exibem a palestra proferida pelo Prof. Salvador Moncada na ABC.
Para acessá-los é preciso utilizar os seguintes dados:
nome de usuário: abcnarede@abc.org.br
senha: 123456abc

Requisitos de sistema:

– Plug-in do Macromedia Flash Player 7.0 ou superior
– Windows 2000 ou posterior com atualizações instaladas
– Mac OS X 10.3 ou posterior
– Firefox 1.1+, Internet Explorer 5.0+ ou Safari 1.0+
– Conexão de banda larga de 500 Kbps ou mais

Parte I

Parte II

Parte III

Parte IV

Parte V