Horário: 5as feiras, de 17:30 às 19h

Local:

– Auditório da Academia Brasileira de Ciências
Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3o andar (esquina com Av. Graça Aranha, 174), Centro
Veja o Mapa

– Fórum de Ciência e Cultura
Av. Pasteur, 250, 2o andar, Botafogo


Programação de Maio de 2009

Dia 7 (na ABC)

TERAPIA CELULAR E MAL DE PARKINSON
Fernando Garcia de Mello (UFRJ)

Inúmeras tentativas têm sido feitas para amenizar os sintomas do mal de Parkinson. Discutiremos o desenvolvimento de um novo grupo de células que, inseridas em cérebros de um modelo animal de Parkinson, revertem as alterações motoras presentes nestes animais.

Dia 14 (no Fórum de Ciência e Cultura)

INSETOS SOCIAIS: UM PROBLEMA PARA DARWIN
Klaus Hartfelder (USP/RP)

Para Darwin as enormes diferenças entre rainhas e operárias de insetos sociais representam um grande desafio à teoria da seleção natural. Em abelhas sociais discutimos a base molecular do desenvolvimento das castas e como tal plásticidade morfológica e comportamental evoluiu.

Dia 21 (no Fórum de Ciência e Cultura)

DNA
Rogério Meneghini (BIREME)

Dois passos monumentais na biologia foram dados em 1952 (O DNA e o material genético) e 1953 (A estrutura da dupla-hélice do DNA) que fecharam o ciclo iniciado por Darwin. 50 anos depois a biologia molecular do DNA avançou até o sequenciamento do genoma humano.

Dia 28 (no Fórum de Ciência e Cultura)

REPROGRAMAÇÃO CELULAR
Stevens Kastrup Rehen (UFRJ)

Células-tronco de pluripotência induzida (iPS) são obtidas após reprogramação de células somáticas. Essa técnica permitirá criar novos modelos para o estudo de doenças tais como esclerose lateral amiotrófica, esquizofrenia, cardiopatias, síndrome de Down, distrofia muscular.