Mestre em Matemática (2007) pela Universidade de Paris-Sud, Doutor em Matemática (2009) pela Universidade Paris Diderot. Pesquisador Associado no IMPA, Bolsista de Produtividade 1D do CNPq e bolsista JCNE da FAPERJ. Suas pesquisas envolvem teoria das probabilidades e física matemática. Recebeu o Premio Perrissin-Pirasset / Schneider da Chancelaria das Universidades de Paris (2010) e o Premio des Annales de l’IHP (2013)
Nacionalidade: Francesa
Denis Vialou
Prof. Denis Vialou é formado em filosofia e ciências humanas (1968), mestre em epistemologia (1969), Universidade de Nanterre-Paris X, com doutorado de Estado em Letras e Ciências Humanas (1981), pela Universidade Paris-Sorbonne.
Suas pesquisas dizem respeito à pré-historia do homo sapiens, ao longo de sua evolução desde sua emergência no Oriente-Médio, durante o pleistoceno superior até o tardiglaciário. Estuda os novos modos de povoamento correlacionados aos meios-ambientes e aos climas na América do Sul e na Europa, assim como seus comportamentos sociais, técnicos e simbólicos, subjacentes às evoluções sociais e culturais. As pesquisas realizadas por escavações sistemáticas e pelas análises dos principais dispositivos rupestres no centro do Brasil e na Europa atlântica revelam a modernidade inovadora dos Sapiens.
Foi homenageado pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo como professor colaborador pelos 30 anos de ensino e de pesquisas arqueológicas no Mato Grosso (2015).
Christian Amatore
Nascido na Argélia, Christian optou pela nacionalidade francesa aos 18 anos. Obteve sua educação superior na École Normale Supérieure, uma das instituições mais renomadas da França. Trabalha na área da eletroquímica e incentivou, no Brasil, a união entre eletroquímica e as ciências da vida. O Acadêmico sempre foi um defensor dos cientistas brasileiros e sempre atuou na promoção e projeção de pesquisadores do Brasil no cenário internacional, além de já ter, também, orientado alguns trabalhos no Brasil. Durante a carreira, já recebeu três vezes a Ordem de Mérito Nacional pela República Francesa, além de outros prêmios, dentre os quais destacam-se: Medalha de Prata (1993) do Centro Nacional da Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês); Medalha de Broglie (2005) da Academia dei Licei, localizada na Itália; e as Medalha Bourke (2006) e Medalha Faraday (2007), da Real Sociedade de Química (RSC, na sigla em inglês), localizada no Reino Unido. Além da ABC, possui associações com a Academia Chinesa de Ciências (CAS, na sigla em inglês), a Academia Europeia de Ciências (EurASc, na sigla em inglês), a Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês), a Real Sociedade de Química (RSC, na sigla em inglês), a Sociedade Chinesa de Química (CCS, na sigla em inglês), a Sociedade Israelense de Química, a Sociedade Francesa de Química (SCF, na sigla em francês), a Sociedade Internacional de Eletroquímica (ISE, na sigla em inglês) e com a Sociedade de Eletroquímica dos Estados Unidos (ECS, na sigla em inglês).
Marcel Auguste Dardenne
Gerard Milhaud
Raymond J. Wegmann
Pierre-Louis Lions
Matemático francês, nasceu na cidade de Grasse em 1956. é considerado um dos mais importantes, senão o mais importante, matemáticos aplicados da atualidade. Foi agraciado com a Medalha Fields em 1994, o mais destacado dos prêmios da área de matemática para pesquisadores com até 40 anos de idade. concluiu seu doutorado sob a supervisão de h. Brezis na Université Pierre et Marie Curie em 1979 aos 23 anos. De 1979 a 1981 foi pesquisador do Centre national de la Recherche scientifique (CNRS), quando foi indicado professor na Universidade Paris-Dauphine. Ainda desempenhando esta função, foi indicado, em 1995, diretor científico do CNRS. Deu contribuição fundamental ao longo da década de 80 à teoria das equações diferenciais parciais não-lineares. Posteriormente desenvolveu importantes trabalhos em torno da equação de Boltzmann e outras equações cinéticas, até que em 1989 em trabalho conjunto com DiPerna, tornou-se o primeiro a dar uma solução rigorosa com dados iniciais arbitrários. Uma outra contribuição fundamental de Lions em inúmeros trabalhos importantes diz respeito a problemas variacionais.