Waldyr Muniz Oliva
(OLIVA, W. M.)
Nasceu em 1930 em Santos, onde fez o curso primário e estudou até o 2º Colegial, no Colégio Estadual Canadá. Cursou o 3º Colegial no Colégio Andrews do Rio de Janeiro e estudou o 1º ano de Engenharia na Escola Nacional de Engenharia da antiga Universidade do Brasil. Formou-se em Engenharia Civil na Escola Politécnica em 1952 e em Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, ambas da Universidade de São Paulo (USP). Doutorou-se em Matemática na USP, em 1962, onde também obteve o título de Livre-Docente em 1965, tendo conquistado a Cátedra de Elementos de Álgebra Linear e Geometria Analítica da Escola Politécnica em 1967. Após a reforma universitária implantada em 1970 passou a Professor Titular do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, inicialmente junto ao Departamento de Matemática. Foi Professor Titular do Departamento de Matemática da Unicamp (1971-1972) e do Departamento de Astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) da USP (1972-1973-1974), no qual foi Presidente do Conselho Diretor, Chefe do Departamento de Astronomia e Vice-Diretor. O IAG-USP foi, aliás, juntamente com o Instituto Oceanográfico, transformado em Unidade Universitária da USP, por proposta sua. Foi representante da Congregação do IME-USP junto ao Conselho Universitário (1970 a 1973), Diretor do IME-USP (1973-1977) e Reitor da Universidade de São Paulo de janeiro de 1978 a janeiro de 1982. Decidiu então retornar imediata e definitivamente à pesquisa científica e após 2 meses de trabalho na Brown University passou cerca de 1 ano no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) do CNPq. No início de 1983 retornou ao Departamento de Matemática Aplicada do IME-USP, lá trabalhando até a sua aposentadoria em setembro de 1993, quando foi contratado como professor catedrático convidado do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, onde exerce suas funções didáticas e de investigação científica até a presente data (1999). Recebeu o prêmio “Instituto de Engenharia” em 1952 concedido ao melhor aluno do Curso de Concreto Armado da Escola Politécnica da USP. É Membro Titular (fundador) da Academia de Ciências do Estado de São Paulo desde 1975 e foi seu Presidente no biênio 1987-1989. É professorHonoris Causa da Universidade Villareal do Peru (1978), Comendador da Ordem do Mérito Naval, Grande Oficial da Ordem do Rio Branco e da Ordem do Ypiranga. Possui as “Palmes Académiques de France” e é Professor Emérito do Instituto de Matemática e Estatística da USP eleito em julho de 1994, ocasião em que foi homenageado com um encontro internacional de Matemática intitulado “Dynamical Phase Transitions” havido no IME-USP e cujos “proceedings” estão publicados no Vol1, n.4, 1994 do periódico especializado “Resenhas do IME-USP”. Foi membro e Vice-Presidente do Conselho Superior da FAPESP e Coordenador da área de Matemática daquela Fundação.
Tem-se dedicado à pesquisa matemática nas áreas de equações diferenciais e sistemas dinâmicos de dimensão finita e infinita, mecânica geométrica, bem como a problemas de integrabilidade e não integrabilidade de estruturas de Poisson e simpléticas. Possui cerca de 60 trabalhos sobre assuntos de sua especialidade, a maioria deles publicados no Exterior. Orientou várias teses de mestrado e doutorado assim como alguns programas de pós-doutoramento. Foi professor visitante em inúmeras universidades brasileiras, americanas e européias e tem participado como conferencista convidado em grande número de congressos internacionais nas áreas de sua especialidade. Tem participado de Comitês Editoriais e como revisor de vários periódicos especializados de Matemática.
Foi calculista de concreto armado durante cerca de 10 anos tendo participado e colaborado em grande número de projetos de altos edifícios e de obras, dentre as quais destacam-se várias pontes do DER de São Paulo, a Cúpula da Catedral de São Paulo e a Cúpula do Palácio das Exposições do Ibirapuera.
Casado em primeiras núpcias com D. Myriam da Cunha Canto Oliva (falecida), com quem teve os filhos Suzana Maria, Laura Maria e Waldyr, é casado em segundas núpcias com D. Ângela Maria Guimarães Oliva com quem teve os filhos Anna Beatriz e Luis César. Tem 9 netos. É amante da agricultura e da pecuária de leite e corte e fanático torcedor do Santos Futebol Clube.