Ursula da Silveira Matte

(MATTE, U.)
Nascimento: 06/06/1973
Data de Posse: 01/01/2009
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6515283771960950

Graduação em Ciências Biológicas (1995), mestrado em Genética e Biologia Molecular (1998) e doutorado em Genética e Biologia Molecular (2001) pela pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de pós-doutorado (2007) no Centro Médico do Hospital Infatil de Cincinnati, CCHMC, nos Estados Unidos.

Professora adjunta do Departamento de Genética da UFRGS, desenvolve suas atividades de pesquisa no Centro de Pesquisa Experimental do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Suas linhas de pesquisa envolvem terapia celular para doenças hepáticas, terapia gênica para mucopolissacaridoses e diagnóstico molecular de erros inatos do metabolismo envolvendo sequenciamento de nova geração.

Em 2018 recebeu o Prêmio Professor Antonio Belló, no VII Simpósio Internacional de Estresse Oxidativo Brasil-Canadá. Em 2016 recebeu o Prêmio Newton Freire-Maia da Sociedade Brasileira de Genética – SBG.

[:en]Ursula da Silveira Matte nasceu em 1973, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, filha de Christiano Roberto Matte e Eufrides da Silveira Matte. Em 2005 casou-se com André Luis da Silva e em 2008 tiveram sua primeira filha, Sofia.Estudou no Instituto Educacional João XXIII em Porto Alegre. Fez vestibular para Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1991 e cursou simultaneamente a Licenciatura Plena e o Bacharelado em Genética, este último sob orientação do Prof. Roberto Giugliani. Graduou-se na Licenciatura em 1994 e no Bacharelado em 1995. Fez Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFRGS, orientada pelo Prof. Roberto Giugliani, trabalhando com análise molecular de pacientes com Mucopolissacaridose tipo I (MPS I). Durante o doutorado recebeu bolsa sanduíche do CNPq, tendo passado nove meses em Adelaide, Austrália, no laboratório do Prof. John Hopwood, que clonou o gene deficiente na MPS I. Em 2001 foi contratada, após aprovação em concurso público, pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) para implantar o Centro de Terapia Gênica, que coordena até hoje. Em 2006 realizou pós-doutorado em Cincinati, Estados Unidos, no laboratório do Prof. Jorge Bezerra, tendo trabalhado no desenvolvimento de um microarray para detecção de mutações em doenças hepatopediátricas e também de estudos com terapia celular para hepatopatias.Ainda durante a graduação iniciou treinamento em Bioética com o Prof. José Roberto Goldim, no HCPA, tendo se interessado primariamente pelas questões envolvendo bioética e genética. É membro da Comissão Científica e Comitê de Ética em Pesquisa do HCPA desde 2001.No Centro de Terapia Gênica do HCPA atua na formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação tendo sido orientadora ou co-orientadora em 7 trabalhos de conclusão de curso, 10 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado concluídas ou em andamento. Entre as principais linhas de pesquisa estão o desenvolvimento de estratégias não virais de terapia gênica, o uso de células encapsuladas para o tratamento de doenças metabólicas, o uso de terapia celular para o tratamento de doenças hepáticas agudas e crônicas e a detecção de mutações em doenças metabólicas.É sócia da Sociedade Brasileira de Genética, da Sociedade Brasileira de Bioética, Sociedade Riograndense de Bioética, da Sociedade Latinoamericana de Errores Innatos Del Metabolismo y Pesquisa Neonatal e da Rede Latinoamericanda de de Genética Humana.Foi secretária da Rede Latinoamericana de Genética Humana (RELAGH) entre 2003 e 2005. Desde 2005 é membro do Comitê Científico da Escola Latinoamericana de Genética (ELAG), entidade que organiza cursos anuais, sob patrocínio da RELAGH, reunindo estudantes e professores da América Latina na área de genética humana e médica.