pt_BR
Ciências Biomédicas | ALUMNI

Stevens Kastrup Rehen

(REHEN, S. K.)

09/03/1971
Brasileira
01/01/2008

Graduação em Ciências Biológicas (1994) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro onde também concluiu mestrado (1996) e doutorado (2000) ambos em Ciências Biológicas com ênfase em Biofísica. Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade da Califórnia em São Diego, nos Estados Unidos (2003) e no Instituto de Pesquisa The Scripps – TSRI (2005) também nos EUA.

Cientista colaborador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), Membro Afiliado da Academia de Ciências da América Latina, Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS), Membro Afiliado da International Society for Research on Psychedelics. Membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã, Membro do Conselho Consultivo Internacional da ‘The Lancet Regional Health’, Colunista do Programa Conversa com Bial (TV Globo), Colunista do MIT Technology Review (Brasil), Apresentador do podcast Trip com Ciência (revista Trip), Curador Científico da Rio Creative Conference – Rio2C. Suas pesquisas abordam temas como Aplicação do Modelo de Reprogramação Celular Para o Estudo de Transtornos Mentais, Biologia das células-tronco pluripotentes humanas e Caracterização de alterações celulares e moleculares associadas à infecção pelo Zika vírus em células neurais humanas.

Em 2017 foi eleito Membro Afiliado da Academia de Ciências da América Latina. Em 2018 recebeu o 1º Prêmio Internacional Fiocruz Servier de Neurociência.