Ramayana Gazzinelli
(GAZZINELLI, R.)
Ramayana Gazzinelli nasceu em Araçuaí, Minas Gerais, em 1933, filho de Ettore Gazzinelli e Nancy Collares Gazzinelli. Completou o curso primário em Belo Horizonte, onde fez também o curso secundário e a universidade. Formou-se em 1956 em Engenharia Civil na UFMG e em 1958 completou especialização em Engenharia Nuclear. Fez o mestrado (1962) e o doutorado (1964) em Física na Universidade Columbia de Nova York. Retornando ao Brasil, ajudou a criar um grupo de pesquisas em Física da Matéria Condensada e a inciar a pós-graduação em Física na UFMG. Implantou um laboratório de ressonância magnética eletrônica onde formou físicos em nível de mestrado e doutorado. Publicou mais de trinta artigos científicos em periódicos de circulação internacional, orientou onze teses de mestrado e três de doutorado. Sua principal área de pesquisa tem sido o estudo de defeitos puntuais e transições de fase em materiais isolantes, utilizando técnicas de ressonância magnética. Foi Pesquisador Visitante do “Institut für Angewandte Festkorperphysik”(Freiburg, Alemanha) em 1976.
Participou de órgãos colegiados superiores da Universidade (Conselho de Pesquisas, Conselho de Pós-Graduação, Conselho Universitário) tendo tido participação na reforma universitária (1964-1970) e, em especial, na implantação da pós-graduação na Universidade. Chegou à posição de Professor titular em 1974. Foi Coordenador de pós-graduação e Chefe do Departamento de Física.
Foi membro do Conselho, Secretário de Ensino e Presidente da Sociedade Brasileira de Física; membro do Comitê Assessor de Física e Astronomia do CNPq em três mandatos; membro do Comitê de Física do Estado Sólido do Centro Latino-Americano de Física; membro da Comissão de Física para o Desenvolvimento da “International Union for Pure and Applied Physics”. Atualmente é membro do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, da qual foi um dos organizadores.
Em 1990 recebeu o prêmio de pesquisa da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa da UFMG. Aposentou-se em 1995 como Professor Titular e recebeu o título de Professor Emérito do Instituto de Ciências Exatas da UFMG.