Graduação em geologia (1993) pela Universidade Federal do Pará – UFPA e especialização em geologia e geofísica marinha pela Universidade Federal Fluminense – UFF (1993). Mestrado na área de geologia marinha (1995) e o doutorado na área de sensoriamento remoto geológico (2000) ambos pela UFPA.
Professor Titular do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará, onde atua desde 2002 e Pesquisador Titular do Instituto Tecnológico VALE Desenvolvimento Sustentável, onde atua desde 2012. Suas linhas de pesquisa incluem Sensoriamento Remoto, Morfodinâmica costeira, Estratigrafia do Quaternário, Geologia e geomorfologia costeira, Sensoriamento remoto, Estratigrafia do Holoceno e Geologia do Quaternário.
Em 2015 ganhou Best Poster Presentation – em Berlin pelo 36º Simpósio Internacional de International Symposium of Sensoriamento Remoto do Meio Ambiente. Em 2009 foi nomeado Membro da Academia Paraense de Ciências.
[:en]Pedro Walfir M. Souza Filho, filho de Pedro Walfir M. Souza e Ailce Machado de Oliveira e Souza, é Belenense de nascimento. Iniciou seus estudos em 1975 no Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo e concluiu o Ensino Médio no Colégio Ideal, em 1987, em Belém. Concluiu seu curso de graduação em Geologia na Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1993, e fez especialização em Geologia e Geofísica Marinha na Universidade Federal Fluminense (UFF) no mesmo ano. Posteriormente, concluiu o Curso de Mestrado em Geologia em 1995, sob a orientação do Prof. Maâmar El-Robrini, e o Curso de Especialização em Sensoriamento Remoto em 1996, ambos na UFPA. Em 2000 concluiu seu doutoramento na UFPA/INPE sob orientação do mesmo professor, contando com a co-orientação do Dr. Waldir Renato Paradella, responsável para orientação do estágio sanduíche realizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. As linhas de pesquisa de atuação do Dr. Pedro Walfir incluem a evolução de ambientes costeiros, assim como o sensoriamento remoto de ambientes costeiros e oceânicos. Atualmente, o Dr. Pedro Walfir é Professor Adjunto da Faculdade de Oceanografia e dos Programas de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica (PPGG) e do Programas de Pós-Graduação em Biologia Ambiental (PPBA) da UFPA. Até o presente momento (2008) orientou 12 dissertações de mestrado e orienta 3 teses de doutorado, todas voltadas para estudos da zona costeira e oceânica da Amazônia. Na UFPA, ele coordena o Laboratório de Análise de Imagens do Trópico Úmido da UFPA, e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível II do CNPq desde 2003. Como acadêmico é “Associated Member” do SCOR/LOICZ/IAPSO Work Group 122 on Mechanisms of Sediment Retention in Estuaries e “Co-Chair” do Work Group VIII/4 – MANAGEMENT OF TROPICAL ENVIRONMENTS RESEARCH in the International Society of Photogrammetry and Remote Sensing (ISPRS), sendo ainda membro da IEEE Geoscience and Society of Remote Sensing, Canadian Remote Sensing Society (CRSS), of Society of Sedimentary Geology (SEPM), Associação Brasileira de Estudos do Quaternário (ABEQUA), Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) e da American Geophysical Union (AGU). Em 2008 foi indicado como membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências.