pt_BR
Ciências Químicas | MEMBRO TITULAR

Omar Abdel Moneim Abou El Seoud

(EL SEOUD, O. A.)

21/05/1945
Brasileira
15/03/1993

Professor Omar A. El Seoud obteve em 1964 seu grau de Bacharel em Química Industrial pela Universidade de Ain-Shams, Cairo, Egito. De 1965 a 1968 foi “Research Assistant” na Divisão de Petróleo, do National Research Center, em Cairo, onde realizou seu trabalho experimental para obter o grau de Mestrado. Em 1986 obteve seu Mestrado em Petroquímica pela Universidade de Ain-Shams, Cairo. Em 1972, obteve seu grau de Doutoramento em Química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo.
Entre 1972 e 1974 foi “Research Associate” no Departamento de Química, Universidade de Texas A&M, USA, e em 1974 ingressou na carreira universitária no Brasil como Professor assistente, no Instituto de Química, Universidade de São Paulo. Obteve seu título de Livre-docente em 1978, e foi promovido, através de concursos públicos, para Professor adjunto em 1982, e Professor titular em 1988.
Foi Professor visitante na “Science University of Tokyo”, Japão (1984), Universidade de Bayreuth, RFA, como “Research Fellow” da Fundação Alexander von Humboldt (1984 a 1986), Purdue University, USA (1990), University of California at Santa Barbara, USA (1991, 1992, 1994), National Research Center, Egito (1991, 1993), Université Paris VII, França e University of York, Inglaterra (1994, 2001).
Ele é membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e Presidente da Associação Brasileira de Química, Regional São Paulo. É Assessor da CAPES, CNPq, FAPESP, e FINEP. É Assessor das revistas J. Org. Chem., J. Phys. Org. Chem., J. Colloid Interface Sci., Colloid Polymer Sci., Anais Assoc. Bras. Quim. (também é membro do Conselho Editorial), e Química Nova. É representante do Brasil na IUPAC, e é membro do “Advisory Board” da J. Colloid Interface Science.
Suas linhas de pesquisa são sobre: Novas aplicações de tensoativos, especialmente na catálise, polimerização, nanoencapsulamente de reagentes e partículas, descontaminação de solo; formação, estabilidade e aplicações de microemulsões; estudos dos mecanismos de reações orgânicas, especialmente de transferência de acila, e derivatização de polímeros naturais (celulose e quitina). Sua lista de publicações sobre estes assuntos inclui 122 trabalhos.