Odair Pastor Ferreira

(FERREIRA, O. P.)
Nascimento: 03/05/1977
Data de Posse: 01/01/2013
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2836467903085045

Graduação em Química (1998) pela Universidade Estadual de Maringá UEM, mestrado (2001) e doutorado (2006) pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP.

Professor Associado e Pró-reitor Adjunto da Universidade Federal do Ceará, UFC. Tem experiência na interação Universidade-Empresa atuando em processos de Transferência de Tecnologia. Possui 05 patentes depositadas, das quais 02 foram licenciadas. Tem experiência na área de Estado Sólido e Materiais e atua nos seguintes temas de pesquisa: compostos lamelares (hidróxidos duplos lamelares) e suas aplicações em remediação ambiental e catálise; desenvolvimento de novos materiais para remediação ambiental; nanotubos inorgânicos e suas aplicações como (foto)catalisadores, funcionalização de nanotubos de carbono, quantum dots de carbono, aproveitamento de biomassa e resíduos de biomassa como precursores para novos materiais e biocarvões, condicionadores de solo.

Em 2017 recebeu o Prêmio Inventores 2017 – Categoria Patente Condedida pela Agência de Inovação Inova Unicamp.

[:en]Licenciado em Química (UEM-1998), mestre e doutor em Química (UNICAMP, 2001 e 2006). Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC). Como principais prêmios recebidos, estão: Diploma Especial de Láurea Acadêmica (UEM-1998); Prêmio UNESCO/ORCYT da melhor dissertação do mestrado do MERCOSUL ampliado (UNESCO/ORCYT, 2002); Prêmio ABIQUIM de Tecnologia – Categoria Pesquisador (Menção Honrosa, ABIQUIM 2009). Desenvolve pesquisas na área de novos materiais e química do estado sólido com ênfase em nanociência e nanotecnologia, mais especificamente em: ecomateriais (argilas aniônicas) e suas aplicações em remediação ambiental e catálise; nanotubos inorgânicos e suas aplicações como (foto)catalisadores; funcionalização de nanotubos de carbono com biomoléculas; quantum dots de carbono; utilização de biomassa e resíduos de biomassa
como precursores para novos materiais. Atuou intensivamente em processos de transferência de tecnologia universidade-empresa, resultando em produtos lançados ao mercado de remediação ambiental.