pt_BR
Ciências da Terra | MEMBRO ASSOCIADO

Norma Maria da Costa Cruz

(COSTA CRUZ, N.)

01/10/1938
Brasileira
25/01/1983

Nasceu em Montes Claros (MG) em 1938, filha de Armando Carlos da Costa e Elsa Melo da Costa, incentivadores constantes de seus estudos. Em seu esposo, Paulo Roberto Cruz, geólogo e grande amigo, encontrou um interlocutor incansável para intermináveis diálogos sobre Geologia e Paleontologia e um participante relevante de sua vida profissional.
Cursou o primário e o ginasial em sua cidade natal, no Colégio Imaculada Conceição e o científico no Colégio Metropolitano, no Rio de Janeiro. Em 1958, ingressou no curso de História Natural da então Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. A admiração por professores como Clarindo Rabello (Petrografia), Júlio Magalhães (Paleontologia) e Elysiário Távora (Mineralogia e Cristalografia), aliada a uma tendência natural para as Ciências da Terra, levaram-na a direcionar sua atenção para as Geociências. Em 1961 recebeu os diplomas de Bacharel e Licenciada em História Natural e em 1962 foi contratada como micropaleontóloga da Divisão de Geologia e Mineralogia do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Neste Departamento, onde exerceu atividade de pesquisa e desenvolvimento em Palinologia e Micropaleontologia, contou sempre com o apoio do eminente cientista e paleontólogo, Prof. Dr. Friedrich Wilhelm Sommer, grande mestre, amigo e incentivador, e a quem deve a orientação de sua carreira científica. Entre os cursos de pós-graduação deve-se destacar os de Petrografia de Rochas Sedimentares (F.N.Fi.UB-1963), Paleontologia de Vertebrados (Instituto de Geociências, UFRJ – 1965), Biologia Marinha (Instituto de Biologia, UFRJ – 1970) e Micropaleontologia (Instituto de Geociências, UFRJ – 1972). Teve como orientador de sua tese de doutorado (intitulada “Quitinozoários da Cachoeira do Vira-Mundo, Rio Trombetas, Estado do Pará”), o Prof. Josué Camargo Mendes, que muito a apoiou nesta e nas etapas seguintes dos seus trabalhos científicos.
Foi bolsista do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) de 1961 a 1968 com Bolsas de Iniciação Científica, Aperfeiçoamento e Pesquisador Assistente e, de 1988 a 1990 como Pesquisador A.
Com a criação da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), foi contratada em 1970 para montar, organizar e dirigir o Laboratório de Bioestratigrafia do LAMIN, atividade que desempenha até a presente data (1995).
Entre as atividades de ensino tem se dedicado à orientação de estagiários de graduação, pós-graduação, professores e técnicos de nível superior da área de Geociências e participado de Bancas Examinadoras de Concursos Públicos e de teses de Mestrado e Doutorado.
As suas atividades de pesquisa são direcionadas à Palinologia e Bioestratigrafia, com especialização no palinoplancton marinho do Paleozóico, com ênfase nos grupos fósseis Chitinozoa, Acritarchae, Tasmanaceae, Graptozoa, Esporos e Pólens. De suas pesquisas resultaram a publicação de 64 trabalhos em revista e periódicos nacionais e estrangeiros e 43 comunicações científicas em Congressos Nacionais e Internacionais.
Como sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Paleontologia, foi Secretária dessa Sociedade de 1968 a 1970 e sua Presidente de 1993 a 1995. É sócia da “Associación Latinoamericana de Paleontologia y Palinologia”, da “Commission Internationale de Microflores du Paleozoique” e da Sociedade Brasileira de Geologia.
Nas suas horas de lazer, distrai-se bordando tapeçarias e quando possível, pratica natação, seu esporte preferido.
Seu filho, Raphael da Costa Cruz, nascido em 1977, é o bem maior de sua vida e o melhor de seus projetos.