pt_BR
Ciências da Terra | MEMBRO ASSOCIADO

Miguel Angelo Stipp Basei

(BASEI, M. A. S.)

12/11/1948
Brasileira
06/05/1998

Nascido em 12/11/1948 na cidade de Itu, estado de São Paulo, filho de Giovani Basei e Maria do Carmo Stipp Basei, graduou-se em geologia no ano de 1972 pelo Instituto de Geociências da USP. Recém formado, trabalhou como geólogo pesquisador do Projeto RADAMBRASIL (MME/DNPM) até dezembro de 1975 quando foi contratado como professor pelo Departamento de Geologia Geral do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.
Em meados de 1970 ainda como estudante de geologia iniciou suas atividades no Centro de Pesquisas Geocronológicas do IGc (CPGeo) como bolsista de iniciação científica do CNPq passando a fazer desde então da Geocronologia e da Geologia isotópica sua principal linha de pesquisa. Em 1977, apresentou dissertação de mestrado onde abordou a idade e o significado geotectônico do vulcanismo ácido-intermediário da região amazônica.
Durante os trabalhos visando seu doutorado, como bolsista CNPq, passou um ano nos laboratórios de geocronologia e geoquímica da Université Montpellier II, em Montpellier, França, onde sob a orientação do Professor J. R. Lancelot especializou-se na datação de rochas utilizando a metodologia U-Pb em zircões. Em 1984, estagiou durante 2 (dois) meses no Laboratório de Geocronologia da Universidade de Oxford, Inglaterra, sob orientação dos doutores S. Moorbath e P. N. Taylor, tendo como interesse principal a metodologia Pb-Pb em rocha total.
Em dezembro de 1985, concluiu na Universidade de São Paulo, seu doutorado intitulado “O Cinturão Dom Feliciano em Santa Catarina” onde foi apresentado um modelo para a evolução geotectônica dos terrenos Pré-Cambrianos da região oriental catarinense. Nesse estudo, além dos aspectos geocronológicos, foram efetuadas análises estruturais e realizada a cartografia geológica de parte das rochas metamórficas do Grupo Brusque. Tanto o mestrado como o doutorado foram desenvolvidos sob a orientação do Dr. U.G.Cordani.
No período de julho de 1988 a agosto de 1989 o Dr. Basei foi ‘Visiting Research Fellow’, na “The Open University”, em Milton Keynes UK, desenvolvendo um programa de geoquímica isotópica em colaboração com o Dr. C. J. Hawkesworth. Ainda dentro das atividades de seu pós-doutorado, esteve trabalhando durante quatro meses com U-Pb em zircões, monazitas e outros minerais pesados, nos laboratórios da University of Kansas em Lawrence, KS, USA, em conjunto com o Dr. R. W. Van Schmus.
A partir de 1990, retomou os estudos dos terrenos Pré-Cambrianos da porção sul-brasileira, onde tem concentrado suas pesquisas. Paralelamente, implantou a metodologia U-Pb em zircões nos laboratórios do CPGeo – IGc – USP, do qual é vice-diretor nos últimos seis anos.
No âmbito da pós-graduação, foi coordenador do Programa de Geoquímica e Geotectônica do IGc-USP no biênio 1992-1993, onde ministra semestralmente a disciplina ‘Análise de Cadeia de Montanhas’ e, juntamente com colegas do CPGeo, a disciplina “Isótopos Radiogênicos e Evolução Crustal”. É atualmente orientador de vários alunos em programas de mestrado e doutorado, todos eles concentrados em temas aplicados à evolução geotectônica dos terrenos Pré-Cambrianos da porção sul-brasileira. Sob sua orientação já foram elaboradas 6 (seis) dissertações de mestrado e 2 (duas) teses de doutorado.
Em âmbito internacional, foi no período de 1991 a 1996 membro da comissão brasileira do Programa Internacional da Litosfera, período no qual participou de diversos IGCP, sendo atualmente o responsável brasileiro do IGCP-376 (Laurentian-Gondwanan Connections before Pangea). Em colaboração com colegas argentinos e chilenos, tem participado ativamente de cooperações bilaterais, visando, preferencialmente, o estudo dos núcleos antigos existentes em meio à Cadeia Andina. Foi o coordenador brasileiro do “Primer Simposio Internacional del Neoproterozoico-Cambrico de la Cuenca del Plata”, realizado em La Paloma-Minas, Uruguai no período de 23 a 29 de maio de 1993 e, idealizador e coordenador do Simpósio Sul-Americano de Geologia Isotópica, realizado em Campos do Jordão, SP, de 15 a 18 de Junho de 1997.
Atualmente, é Pesquisador nível A do CNPq e responsável pela coordenação de vários Projetos que possuem suporte financeiro da FAPESP e CNPq. É autor de 25 artigos em revistas arbitradas e capítulos de livros nacionais e internacionais, e de cerca de 100 resumos de comunicações efetuadas em simpósios e congressos diversos.