Graduação em medicina (2007) e doutorado em bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Pós-doutorado pela UFRGS e Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
Professor associado em medicina comparativa e neurociências pela Universidade de Yale e Professor Associado e Orientador permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica, da UFRGS. Desenvolve trabalhos como: “Mecanismos neuroendócrinos envolvidos no metabolismo e no controle do comportamento” e “Descobrindo um novo circuito ligando neurônios que codificam necessidades homeostáticas a áreas de saída motora no tronco cerebral”
Em 2019 recebeu o prêmio Reginald and Michiko Spector Award in Neuroscience da Escola de Medicina da Universidade de Yale.
[:en]Formado em Medicina (UFRGS-2007) e doutor em Bioquímica (UFRGS-2012). Trabalhou como pesquisador visitante no NINDS-NIH (2003), Instituto Cajal, CSIC, Madrid, Espanha (2004-2005, 2008), Hospital 12 de Octubre, Madrid, Espanha (2008), Yale University (2005-2006, 2008-presente). Atualmente, trabalha como pesquisador (PDJ) no Laboratório de Neuroquímica, Departamento de Bioquímica, UFRGS, e pesquisador visitante-colaborador, Yale University, EUA. Prêmios: I Prêmio Cristália de Pesquisa (2006), PENS Summer School Award (2008), 13º Prêmio Jovem Talento em Ciências da Vida da SBBq e GE (2009), Keystone Symposia Scholarship (2009), OROBOROS Scholarship (2009). Atualmente, trabalha com pesquisas relacionadas ao controle cerebral do metabolismo energético, com ênfase no estudo de circuitos cerebrais responsáveis pela regulação da homeostase e sua relação com o processo de saúde-doença. Investiga mecanismos relacionados principalmente com o desenvolvimento de doenças crônicas, como obesidade e diabetes. Publicou mais de 30 artigos em revistas de impacto internacional, como Nature Neuroscience, Cell, Nature Medicine entre outras. Atua como revisor de inúmeros periódicos e agências de fomento.