Lionel Segui Gonçalves
(GONÇALVES, L. S.)
Lionel Segui Gonçalves, brasileiro, Professor universitário, Geneticista, nascido a 29/01/1940 em Paranaguá, Estado do Paraná, filho de Nelson Palmquist Gonçalves e da Professora Maria Luiza Segui Gonçalves, casado com a Prof. Dra. Neide Maria Malusá Gonçalves, docente aposentada da USP, três filhos: Rosane, Karin e Daniel.
Realizou seu Curso Primário em Fernandes Pinheiro, Estado Paraná, concluindo em 1950. Em 1954 concluiu o Curso Ginasial em Ponta Grossa, PR, no Colégio Estadual Regente Feijó. Em 1957 concluiu o Curso Científico no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba. De 1957 a 1962 foi bancário junto ao Banco Nacional de Minas, em Curitiba.
Em 1960 fez vestibular para História Natural, tendo ingressado na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. De 1960 a 1962 fez o CPOR em Curitiba sendo que em 1963 deixou o Banco e a Faculdade, transferindo-se para o Estado de São Paulo, para a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro (atual UNESP), a convite do geneticista Prof. Dr. Warwick Estevam Kerr, com o qual iniciou seus estudos com abelhas. No ano de 1964 obteve bolsa do Rotary Club de Savannah-GA, USA, tendo estagiado, durante um ano, na Universidade de Georgia, em Athens-GA, USA, onde cursou disciplinas de genética sob a tutoria do geneticista Prof. Dr. Claud Hinton. Em 1965 retornou para Rio Claro, SP, tendo concluído seu curso de História Natural. Em dezembro de 1965 transferiu-se para Ribeirão Preto, SP para iniciar seu doutorado, acompanhando o Prof. Kerr que havia sido convidado para criar e instalar o Departamento de Genética na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP. De 1965 a 1967 estagiou no Departamento de Genética da FMRP-USP, com bolsa de Doutorado da FAPESP, e no final de 1967 foi contratado como docente pelo Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP, Universidade de São Paulo, USP, onde se encontra como docente em regime de tempo integral (RDIDP) até o presente, porém integrado ao Departamento de Genética da FMRP-USP.
Após sua contratação pela FFCLRP-USP em 1967 doutorou-se em 1970 na área de genética na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Em 1970 obteve bolsa de pós-doc da FAPESP para estágio no Exterior, tendo iniciado sua tese de livre-docência no laboratório do Prof. Dr. Wilhelm Drescher, da Universität Bonn, Alemanha, onde permaneceu por um ano e meio. Em 1976 obteve seu título de Professor Livre docente na área de genética, mediante concurso público, junto à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Em 1980 prestou concurso público para Professor adjunto na área de genética na FFCLRP-USP onde, em 1983, também por concurso público, foi aprovado na mesma área, como Professor titular.
Foi Chefe do Departamento de Biologia da FFCLRP por várias ocasiões, representante de categorias docentes em vários colegiados, inclusive junto ao Conselho Universitário da USP, fundador dos cursos de Pós-graduação em Genética (FMRP), Entomologia e Biologia Comparada (FFCLRP) em cujos cursos já orientou 19 Mestrados e 10 Doutorados. Ministra cursos de genética básica na graduação e genética de abelhas na pós-graduação. Foi Coordenador do curso de Entomologia e Presidente da Comissão de Pós Graduação, CPG, da FFCLRP, já tendo participado como membro titular de aproximadamente 200 comissões julgadoras de teses e concursos. Foi um dos fundadores, juntamente com o Prof. Kerr, do Departamento de Genética da FMRP-USP.
De 1992 a 1996 foi Diretor da FFCLRP, tendo acumulado, em 1993, o cargo de Prefeito do Campus da USP de Ribeirão Preto.
Realizou vários estágios de pesquisa no país (Unesp – Rio Claro, FMRP-USP – Ribeirão Preto) e exterior (University of Georgia, GA, nos Estados Unidos, Universität de Bonn, Universität de Tubingen e Universität de Hohenheim, na Alemanha; University of Cornell, nos Estados Unidos). Ministrou vários cursos de biologia e genética de abelhas na Argentina, Colômbia, Venezuela, Honduras, Panamá, Guatemala, Nicarágua, México, etc. a convite da FAO e do Organismo Internacional Regional de Sanidad Agropecuária, OIRSA, com sede em El Salvador, AC.
Tem obtido recursos da FAPESP, CNPq, CAPES, FINEP, USDA, etc. para suas pesquisas e viagens de atividades científicas, tendo participado de mais de cem congressos nas áreas de genética, entomologia e apicultura, bem como na organização de vários congressos e simpósios nacionais e internacionais (Congresso Mundial de Apicultura da Apimondia, em 1989 no Rio de Janeiro, Congresso Internacional de Entomologia, ICE, Foz do Iguaçú, em 1999, etc).
Suas principais linhas de pesquisas são: comunicação em abelhas, genética do comportamento higiênico em Apis mellifera, melhoramento de abelhas africanizadas, manejo de abelhas africanizadas, varroatose, banco de rainhas, seleção de caracteres de produção, agressividade e resistência de abelhas Apis mellifera, tecnologia relacionada a inseminação instrumental de abelhas e comportamento de vôo de abelhas, etc. com criação de aparelhos como por exemplo aparelho de inseminação instrumental de rainhas que já recebeu premiação internacional. Conta com uma produção total de 163 trabalhos científicos completos publicados além de 140 resumos publicados em Anais de Congressos e solicitação de uma patente de aparelho de inseminação instrumental de rainhas, todas registradas no Currículo Lattes do CNPq e tem atualmente 344 citações de seus trabalhos junto ao Institute for Scientific Information.
Recebeu várias homenagens e medalhas de prata e ouro, destacando-se as seguintes: Congressos na Grécia (1979), México (1981), Venezuela (1987), Brasil (1989), Argentina (1991), Medalha CNPq (1991), Reitoria da USP (Pesquisador do Ano em 1992), Homenagem especial da Reitoria da Universidade de Tubingen – Alemanha, 1995, Homenagem especial da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, em 1999. Participou de mais de cem congressos nas áreas de genética, entomologia e apicultura, bem como da organização vários congressos e simpósios nacionais e internacionais (Congresso Mundial de Apicultura da Apimondia, em 1989 no Rio de Janeiro, ICE, Foz do Iguaçú, em 2000, etc).
Membro de várias sociedades científicas (Sociedade Brasileira de Genética, SBG, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, União Internacional de Estudos de Insetos Sociais, UIEIS, e membro titular de Academias de Ciências: New York Academy of Sciences, 1973; Academia de Ciências do Estado de São Paulo, ACIESP, 1981; Academia de Ciências de Ribeirão Preto, 1999 e eleito em 2000, Membro titular da Academia Brasileira de Ciências.