Graduação (1995) e mestrado (1997) em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Doutorado em Engenharia Bioquímica (2001) pela Universidade Técnica de Braunschweig (TUBS) Alemanha. Realizou estágios de pós-doutorado na UFRJ (2002), na Universidade Bielefeld, na Alemanha (2011) e no Institutos Nacionais de Saúde, nos Estados Unidos (2017).
Professora Titular da UFRJ, lotada no Programa de Engenharia Química da COPPE, onde coordena o Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC). É docente permanente também do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica do Instituto de Química da UFRJ. Suas pesquisas abordam Engenharia Bioquímica e Biotecnologia Farmacêutica, atuando principalmente nas áreas de clonagem e expressão de proteínas em células de mamíferos, cultivo de células animais e purificação de biomoléculas, com ênfase no desenvolvimento de tecnologias avançadas para a produção de biofármacos, insumos para testes diagnóstico e vacinas.
Em 2020 recebeu Homenagem do Conselho Universitário da UFRJ aos docentes citados na Revista Plos One como pesquisadores mais citados no mundo em 2019, Universidade Federal do Rio de Janeiro e no mesmo ano também recebeu o Prêmio COPPE Lobo Carneiro da UFRJ.
[:en]Leda dos Reis Castilho é filha de Sonia e Pedro Castilho. Na infância e adolescência, foi aluna da Escola Municipal Shakespeare (1979-1982) e da Escola Alemã Corcovado (1983-1991). Possui graduação em Engenharia Química pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), tendo defendido seu projeto final de curso sob a orientação dos Professores Selma Ferreira Leite e Fernando Luiz Pellegrini Pessoa. Realizou seu mestrado em Engenharia Química na COPPE/UFRJ (1997), sob orientação dos Professores Tito Livio M. Alves e Ricardo A. Medronho. Seu doutorado em Engenharia Bioquímica (2001) foi realizado na Technische Universitaet Braunschweig (Alemanha), com a parte experimental integramente realizada no Centro Alemão de Pesquisa em Biotecnologia (GBF, Braunschweig), sob orientação dos Professores Wolf-Dieter Deckwer e Birger Anspach. Desde 2002, é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotada no Programa de Engenharia Química da COPPE. Em 2003, criou o Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares, o qual coordena desde sua criação. Desde 2006, é editora associada do periódico Brazilian Journal of Chemical Engineering. Suas linhas de pesquisa se concentram na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos aplicados à produção de biofármacos, vacinas, enzimas e biopolímeros. Atua principalmente nas áreas de cultivo de células animais, clonagem e expressão de genes de proteínas terapêuticas e purificação de biomoléculas.Além de 4 supervisões de pós-doutorados, 3 teses de doutorado e 7 dissertações de mestrado orientadas, já concluiu a orientação de mais 36 alunos de monografia, projeto final e Iniciação Científica. Atualmente (2008), orienta 7 doutorandos, 4 mestrandos e 5 alunos de Iniciação Científica.