pt_BR
Ciências da Engenharia | MEMBRO TITULAR

José Claudio Geromel

(GEROMEL, J. C.)

03/07/1952
Brasileira
28/04/1999

José C. Geromel nasceu em Itatiba, SP em 03 de Julho de 1952. Formou-se Engenheiro Eletricista, especialidade Automação, e concluiu o seu programa de mestrado na Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp em 1975 e 1976, respectivamente. Obteve o título de Docteur d’État em 1979 no LAAS/CNRS – França. Titulou-se como professor Livre-Docente em 1987 na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp e é, desde 1990, professor titular daquela instituição. Em 1991 atingiu o nível máximo 1-A como pesquisador do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Orientou vários trabalhos de pesquisa por meio de programas de mestrado, doutorado e de pós-doutorado. Seus orientados são atualmente professores na UNICAMP, UFSC, EPUSP, ITA, UCSD (USA) ou atuam na iniciativa privada. Trabalhou como pesquisador convidado em diversas instituições científicas no Brasil e no exterior, destacando-se sua permanência, durante o ano de 1987, como professor convidado no Instituto Politécnico de Milão – Itália.

Publicou mais de 300 artigos científicos, sendo 130 deles nas mais conceituadas revistas internacionais de sua área de atuação. Em 1997 publicou pela editora Academic Press, em conjunto com os colegas P. Colaneri e A. Locatelli do Instituto Politécnico de Milão, o livro Control Theory and Design: An RH2 – RHoo viewpoint. Em 2004, 2011 e 2019 publicou, respectivamente, pela editora Edgard Blucher, em conjunto com  A. G. B. Palhares, o livro Análise Linear de Sistemas Dinâmicos, em conjunto com R. H. Korogui, o livro Controle Linear de Sistemas Dinâmicos e, em conjunto com G. S. Deaecto, o livro Análise Linear de Sinais.

É árbitro de diversas publicações científicas internacionais, foi membro do Editorial Board do International Journal of Robust and Nonlinear Control, editor da revista  Controle & Automação e editor associado do European Journal of Control e do Nonlinear Analysis: Hybrid Systems.

Recebeu em 1994 e, em 2014, o prêmio Zeferino Vaz, concedido pelo Conselho Universitário da UNICAMP por ter se destacado nas atividades de docência e pesquisa naquela universidade. Em 1998 foi coordenador do Comitê Assessor de Engenharia Elétrica e Biomédica do CNPq e, a partir de maio do mesmo ano, tornou-se Pró-Reitor de Pós-Graduação da UNICAMP, cargo em que permaneceu até abril de 2002. Em 1998 foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Em 1999 foi nomeado Chevalier dans l’Ordre des Palmes Academiques pelo Ministro da Educação Nacional da França. De 2002 a 2005 foi membro do IFAC Council. Em 2007 recebeu o prêmio Scopus, concedido pela Elsevier e Capes. Em 2010 recebeu o título de Docteur Honoris Causa da Université Paul Sabatier, Toulouse, França e foi nomeado Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico pela Presidência da República do Brasil. Em 2001 tornou-se IEEE Control Systems Society Distinguished Lecturer. Em 2018 foi promovido ao grau máximo Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico do Brasil.