pt_BR
Ciências da Engenharia | MEMBRO ASSOCIADO

José Augusto Penteado Aranha

(ARANHA, J. A. P.)

28/03/1949
Brasileira
05/03/1997

Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP em 1971, obteve o Mestrado em 1974 no MIT e o Doutorado em 1978 na mesma instituição, a tese de doutorado tendo recebido o prêmio Arthur T. Ippen. Foi pesquisador no IPT de 1971 a 1989 e é professor do Departamento de Engenharia Naval da EPUSP desde 1989. Durante seis meses em 1987 foi também pesquisador do INPE.
Trabalha na área de Hidrodinâmica Marítima e Dinâmica de Sistemas Oceânicos, principalmente em problemas relacionados à interação de ondas do mar com sistemas flutuantes. Sua linha de pesquisa é analítica e tem se concentrado no desenvolvimento de métodos simplificados, apoiados em técnicas de assintóticas, que permitem avaliar o movimento de sistemas flutuantes quando expostos aos agentes ambientais.
Nos últimos anos desenvolveu um método variacional para o cálculo de esforços hidrodinâmicos, estudou a existência de “trapped waves” sobre os pontões de plataformas semi-submersíveis, obteve uma aproximação para o problema de difração de ondas por corpos submersos que permite definir analiticamente a forma geométrica ótima dos cascos de plataformas flutuantes e derivou uma fórmula para o cálculo do “wave drift damping”, uma parcela importante no estudo do movimento de um corpo flutuante no plano horizontal. Em colaboração com sua equipe, desenvolveu estudos sobre dinâmica de linhas e elaborou vários textos didáticos.
Apesar de teóricos em essência, estes resultados foram, em sua maioria, absorvidos pela indústria de petróleo, principalmente através de Convênios de Pesquisa firmados entre PETROBRÁS e USP. Coordenou vários destes Convênios, é também Coordenador do Convênio FINEPTEC/PIRELLI/USP e de um Projeto Temático na FAPESP, que trata das vibrações induzidas por emissão de vórtices.
É pesquisador I-a do CNPq, foi do Comitê Assessor da área de Engenharia Mecânica do CNPq no triênio 94/96 e do Comitê Assessor da CAPES que avaliou os cursos de pós-graduação na mesma área em 1996. É membro da Comissão Especial de Regime de Trabalho (CERT) da USP e da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da mesma Universidade; é também membro do Conselho Editorial da Editora da USP (EDUSP). Atualmente, é o Chefe do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da EPUSP.