Graduação em Física (2000) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, mestrado (2002) e doutorado (2006) em Física – com habilitação em Cosmologia – também pela UFRN. Pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2010) e na Universidade do ABC (2011).
Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cosmologia, escala de distância, universo acelerado, problema da idade e efeito Sunyaev-Zel’dovich.
Em 2007 recebeu o Prêmio Professor José Leite Lopes de Melhor Tese de Doutoramento pela Sociedade Brasileira de Física. Em 2007 também recebeu Menções Honrosas do Prêmio CAPES de Tese.
[:en]Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2000), mestre (2002) e doutor (2006) em Física – com habilitação em Cosmologia – pela mesma universidade. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2006-2010) e na Universidade do ABC (2010-2011). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do Pará e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 2. Em 2007, foi agraciado com os prêmios Melhor Tese de Doutoramento Professor José Leite Lopes (Sociedade Brasileira de Física), bem como, a Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese. Publicou 20 artigos de pesquisa em revistas internacionais, tais como The
Astrophysical Journal Letters, Physical Review D, Journal of Cosmology and Astroparticle Physics e Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. Os artigos contam com mais de 500 citações e fator h=13.