pt_BR
Ciências Biológicas | MEMBRO TITULAR

Henrique Krieger

(KRIEGER, H.)

29/05/1939
Brasileira
19/04/1977

Sua produção científica foi iniciada ainda quando estudante de graduação na Universidade Federal do Paraná, quando publicou mais de uma dezena de trabalhos em colaboração com o Prof. Newton Freire-Maia. Em um projeto sobre populações migrantes do nordeste brasileiro coordenado pelo Prof. Newton Morton. Esse projeto foi continuado na Universidade do Havaí, nos Estados Unidos, onde obteve seu PhD, em 1966, após ser examinado por uma banca que incluiu, além do Prof. Morton, os Professores Laurence Snyder, Lucian Sprague, Estel Cobb e Albert Benedict. Em 1969 obteve o título de Professor Livre-Docente de Genética da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo campus de Ribeirão Preto, após exame por uma banca composta pelos Professores Warwick Estevam Kerr, Newton Freire-Maia, Maurício Rocha e Silva, José Almeida e Walter Pimenta. Antes de conquistar o cargo de Professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, exerceu a chefia de Departamentos na Universidade de Brasília, na Universidade Federal de São Carlos e no Instituto Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro.
É Pesquisador 1-A do CNPq, Membro da Academia Brasileira de Ciências do Estado de São Paulo e também da Academia Brasileira de Ciências. Foi Presidente da Associação LatinoAmericana de Genética, em duas ocasiões, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Genética. Foi Presidente do 10º Congresso LatinoAmericano de Genética e Coordenador/Organizador do 9º Congresso Internacional de Genética Humana. Foi Professor visitante da Washington University e conferencista convidado em numerosas universidades (Oxford, Cornell, Hawai, Washington, Institut Pasteur de Paris, Case Western Reserve, entre outras).
Publicou aproximadamente cem trabalhos de pesquisa original em revistas de ampla circulação internacional (American Journal of Human Genetics, American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, American Journal of Human Biology, Acta Geneticae et Gemellologiae, Bulletin of the World Health Organization, Genetics and Molecular Biology, Heredity, Human Heredity, Human Biology, Health Physics, Human Geneticas, Social Biology, Vox Sanguinis, Lancet,entre outras). Tem, ainda, teses publicadas, capítulos de livro, resenhas, revisões e artigos de divulgação científica. Orientou 23 teses de Mestrado e Doutorado e foi premiado em duas ocasiões (1962 e 1971) pela Sociedade Brasileira de Genética.