pt_BR
Ciências Biomédicas | MEMBRO ASSOCIADO

Hélio Bezerra Coutinho

(COUTINHO, H. B.)

20/09/1924
Brasileira
15/03/1993

No Brasil, o seu treinamento de pós-graduação foi realizado em 1950 nos Departamentos de Histologia e Embriologia e de Biofísica da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, tendo como preceptores, respectivamente, Bruno Alípio Lobo e Antônio Couceiro. Em 1952-1953, como bolsista da W.K. Kellogg Foundation, estagiou na Universidade de Chicago sob a orientação de George Gomori e William Bloom, e na Universidade de Michigan com Burton L. Baker e Bradley M. Patten, nas áreas de Histoquímica, Histofisiologia e Embriologia. Nomeado em 1949 pela UFPE, trabalhou no Departamento de Histologia como Assistente, Livre-Docente e Catedrático da Faculdade de Odontologia, aposentando-se em 1986, quando foi contratado pela FIOCRUZ no cargo de Pesquisador Titular.
Na década de 70 desenvolveu, em colaboração com Norman O. Harris, da Universidade de Porto Rico, trabalhos que permitiram a utilização dos princípios da instrução programada associados à entrega do conteúdo por multimeios, no ensino da Histologia.
Pesquisador nível I-A do CNPq, publicou 59 trabalhos em revistas especializadas nacionais e estrangeiras. Coordena e administra programas de pesquisa de cooperação internacional estipendiados pela União Européia, Conselho Britânico, Fundação Banco do Brasil, CNPq e FACEPE.
No momento, o grupo de pesquisadores que lidera no CpqAM/FIOCRUZ se dedica ao estudo das alterações imunocitoquímicas que se verificam no intestino humano em diversas condições patológicas. Desses trabalhos também participam pesquisadores das universidades britânicas de Aberdeen e de Nottingham, bem como especialistas brasileiros dos setores de Gastroenterologia, Pediatria e Cirurgia do Hospital das Clínicas da UFPE e do IBC/UFMG.
Em 1975 foi equiparado a Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em Portugal.
Em 1993, o Governo do Estado outorgou-lhe a comenda de Cavaleiro da Ordem dos Guararapes por relevantes serviços prestados à ciência no Estado de Pernambuco.