Gustavo Henrique Frigieri Vilela

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Gustavo Henrique Frigieri Vilela

(VILELA, G. H. F)
Nascimento: 15/05/1979
Data de Posse: 01/01/2014
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0396454914702330

Graduação em Farmácia Bioquímica (2003) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP e Doutorado em Ciências – Física Biomolecular pela Universidade de São Paulo – USP. Pós-Doutorado pelo Instituto de Física de São Carlos da USP.

Diretor científico da brain4care. Suas pesquisas incluem assuntos como Desenvolvimento de biosensor nanoestruturado para o vírus da Febre Aftosa, Desenvolvimento de sensores minimamente invasivo para a pressão intracraniana, Microbiologia, Biologia Molecular, Monitoramento da pressão intracraniana em animais de pequeno porte, Estudo da influência de exercícios físicos aeróbios e anaeróbios na pressão intracraniana de indivíduos sedentários e praticantes de atividade física, dentre outros.

Em 2011 recebeu Prêmio na categoria “Técnicas Suplementares” – V Workshop CInAPCe.

[:en]Farmacêutico-bioquímico, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara/UNESP (2004), doutor em Ciências pelo Instituto de Física de São Carlos – IFSC/USP (2010). Desenvolveu estágio de pós-doutorado no Departamento de Física e Informática do IFSC/USP (2011) e na empresa SAPRA S/A (2013). Realiza pesquisa nas áreas de instrumentação médica, neurociências, fisiologia e nanotecnologia no IFSC/USP, no Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal de São Carlos e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP. Possui
experiência em inovação tecnológica, desenvolvimento de produtos, propriedade intelectual e depósito de patentes, sendo cofundador da empresa Braincare Desenvolvimento e Inovação Tecnológica Ltda. Apresenta patentes publicadas no Brasil e nos Estados Unidos da América, além de artigos científicos nas áreas médica e de instrumentação.
Apresentou palestras como convidado e possui parcerias científicas com as universidades de Cambridge (Reino Unido), Sapienza (Itália), Loyola (EUA) e Porto (Portugal).