Graduação em Farmácia (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, ênfase em Farmácia Industrial (UFRGS, 2010) mestrado (2008) e doutorado (2012) em Ciências Biológica: Bioquímica também pela UFRGS pela mesma universidade, tendo realizado doutorado sanduíche na Washington University in Saint Louis.
Professor adjunto do departamento de Fisiologia da UFRGS, professor dos PPG Genética e Biologia Molecular e do PPG Fisiologia da UFRGS, atuando como coordenador deste último. Tem experiência na área de Genética, Fisiologia e Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular e Celular, terapia celular e terapia gênica, atuando principalmente nos seguintes temas: mucopolissacaridoses, novas terapias para doenças genéticas, edição genômica; sistema CRISPR/Cas-9; mecanismos fisiopatológicos das doenças lisossômicas de deposito, proteases (catepsinas e MMPs), fisiologia do lisossomo.
Em 2019 recebeu o Prêmio Newton-Freire Maia de melhor trabalho na área de Genética Humana no 65º Congresso Brasileiro de Genética pela Sociedade Brasileira de Genética.
[:en]Farmacêutico (2005) e mestre em Bioquímica (2008) pela UFRGS. Doutor em Bioquímica, UFRGS (2012), com período sanduíche na Universidade Washington em St. Louis, EUA. Pós-doutor em Genética e Biologia Molecular, UFRGS (2013). Atualmente, atua como professor adjunto no Departamento de Fisiologia da UFRGS. Suas pesquisas estão
focadas no estudo de mecanismos fisiopatológicos de doenças genéticas, principalmente no papel de proteases e do sistema imune em doenças lisossômicas de depósito, bem como no desenvolvimento de tratamentos para estas enfermidades, incluindo terapia de reposição enzimática e terapia gênica.