Fernando Flávio Marques de Almeida
(DE ALMEIDA, F. F. M.)
Nasceu no Rio de Janeiro em 1916. Foram seus pais o advogado Gerson de Almeida e Nair Marques de Almeida. Fez seus estudos primários e secundários no Ginásio de São Bento em São Paulo, estado em que passou a maior parte de sua vida. Terminado o curso ginasial fez concurso para a Escola Politécnica de São Paulo, onde se diplomou em Engenharia Civil no ano de 1938. Teve muita influência em seu futuro profissional o Professor Doutor Luiz Flores de Moraes Rego, Catedrático de Mineralogia, Petrografia e Geologia dessa Escola. Ao terminar o ano letivo em que cursou sua Cátedra, o Professor Moraes Rego convidou-o para ingressar como assistente-aluno no Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Ao diplomar-se tornou-se Assistente do Professor Moraes Rego, prematuramente falecido.
Permaneceu na Escola Politécnica durante 35 anos, tendo feito concurso para Livre-Docência em 1957, com tese sobre a Geologia e Petrologia do Arquipélago de Fernando de Noronha, quando regia a Cátedra o professor Doutor Octávio Barbosa. Com a exoneração deste, assumiu a Cátedra, para a qual fez concurso em 1962, com tese sobre a Ilha de Trindade. Até 1969 esteve em regime de tempo parcial, que lhe permitiu ingressar no Departamento Nacional da Produção Mineral, para o qual fez concurso em 1956, tendo-se exonerado em 1969, para assumir regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP). Aposentou-se em 1994.
Em 1974 foi contratado pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, em regime RDIDP. Em 1978 deixou a Universidade e ingressou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, de onde acaba de se afastar. Licenciou-se desse Instituto entre 1985 e 1990, sendo contratado pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.
Durante tão longa vida profissional percorreu quase todo o País, tendo publicado 176 trabalhos científicos e capítulos de livros no Brasil e exterior, versando sobre vários temas das Geociências.
Exerceu diversos cargos técnico-científicos e administrativos e participou de numerosos congressos e outras reuniões científicas nacionais e internacionais.
Entre as distinções recebidas destacam-se: Biografia em Who’s Who in the World, da Marquis Who’s Who Inc., Chicago (1971-1972); Vice-Presidente da Société Géologique de France (1971); Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Campinas (1991); Medalha de Mérito do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (1995).