Fernando Ferreira Costa
(COSTA, F. F.)
Nasceu em Santa Rita do Passa Quatro em 7 de setembro de 1950, filho de Lauro Costa e Maria de Lourdes Ferreira Costa. Os cursos ginasial e colegial foram realizados em Santa Rita do Passa Quatro no Grupo Escolar “Francisco Ribeiro” e Instituto de Educação “Nelson Fernandes”, completando-os em 1968. Aprovado em 1969 no Concurso vestibular para a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, USP, colou grau em dezembro de 1974.
Após a residência médica, em 1977 ingressou no Curso de Pós-Graduação de Clínica Médica na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Completou o Mestrado em 1979 e o Doutorado em 1981, ambos sob orientação do Prof. Dr. Marco A. Zago.
Foi então contratado como Professor assistente doutor no Departamento de Patologia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP onde permaneceu de 1979 a 1985. Após concurso público foi então admitido como Professor assistente doutor no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP, 1985; onde no ano seguinte foi aprovado em Concurso para Professor Livre-Docente. Fez então estágio de pós-doutorado no período 1987 a 1989 na Yale School of Medicine, Yale University , USA, no serviço de Hematologia chefiado pelo Professor Bernard G. Forget, onde participou de pesquisas envolvendo alterações moleculares em doenças hereditárias dos glóbulos vermelhos. Retornando ao Brasil foi então novamente admitido na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP em 1990, agora no Departamento de Clínica Médica, onde em 1994 foi aprovado em concurso público como Professor titular em Hematologia e Hemoterapia. Nessa posição foi eleito pela comunidade como Diretor da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP no período 1994 a 1998.
As linhas de pesquisas que desenvolve dizem respeito a investigação das características clínicas e moleculares nas hemopatias, em especial, as doenças hereditárias dos glóbulos vermelhos incluindo as hemoglobinopatias e alteração da membrana eritrocitária.
Orientou até o momento os seguintes alunos de doutorado: Maria de Fátima Sonatti, Carmem Silvia B Martins, Silvia Regina P. Miranda, Maria Stella Figueiredo, Marilda Gonçalves, Valder Roberval Arruda, Silvana Fahel da Fonseca, Roberto Schreiber, Neiva Sellan Lopes Gonçales, Flávia Chagas Costa, Alexandra P.Z. Vieira, Mônica Barbosa de Melo, Juliana Martins; e os seguintes alunos de mestrado: Helena Zerloti Wolf Grotto, Maria de Fatima Sonati, Sara Terezinha Olalla Saad, Mônica Barbosa de Mello, Patrícia Szjaner, Marcelo dos Santos Souza, Edson Shusaki Shitara, Tiago Gomes de Andrade, Rodrigo Franco de Carvalho, Carlos Roberto Escrivão Grignoli, Jordana Torri Regazzo Fuzato, Margareth Castro Ozelo.
Pertence as seguintes sociedades e academias: Sócio efetivo do Colégio Brasileiro de Hematologia, Sócio da Associação Paulista de Medicina, The American Society of Hematology, Sociedade Brasileira de Investigação Clínica, International Society of Hematology, Academia Paulista de Medicina, Academia de Ciências do Estado de São Paulo, American Association for the Advancement of Science.
Desde 1998 é coordenador do Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas para o período 1998 e 2002.