Fernanda Guarino De Felice

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Fernanda Guarino De Felice

(DE FELICE, F.G.)
Nascimento: 23/09/1972
Data de Posse: 01/01/2009
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9646923479627457

Graduação em Ciências Biológicas (1994) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado (1997) e doutorado (2001) em Química Biológica também pela UFRJ. Realizou estágio de pós-Doutorado em Neurobiologia da Doença de Alzheimer pela Universidade Northwestern, nos Estados Unidos.

É Professora Associada da UFRJ e Cientista Colaboradora do Instituto D’OR de Pesquisa e Ensino. Seus estudos envolvem assuntos como Neurobiologia da Doença de Alzheimer e suas pesquisas procuram entender porque essa é uma doença que afeta a memória e qual é a conexão entre a Doença de Alzheimer e a Diabetes.

Em 2021 foi agraciada com o prêmio Inge Grundke-Iqbal de Pesquisa em Alzheimer’s Research pela Conferência Internacional da Associação de Alzheimer. Em 2017 recebeu Melhor Tese de Doutorado em Química Biológica 2016 com o Prêmio Mário Alberto Cardoso da Silva Neto (Orientador) pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

[:en]Fernanda Guarino De Felice nasceu no Rio de Janeiro em 1972, caçula dos quatros filhos de Ludovina Lobo Guarino, dona de casa, e Mauro da Silva De Felice, Jornalista. É casada com Sergio Ferreira e tem duas filhas, Amanda e Bruna. Graduou-se em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Realizou Mestrado (1997) e Doutorado (2002) em Química Biologica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sob a orientação de Sergio T. Ferreira, obteve treinamento em biofísica química de proteínas, com foco no enovelamento incorreto e agregação dessas moléculas, fato intimamente correlacionado a histopatologia da doença de Alzheimer e outras doenças amiloidogenicas humanas. Iniciou suas atividades docentes em 2002 junto ao Instituto de Bioquímica Medica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua como Professor Adjunto. Recebeu, em 2005, a prestigiosa bolsa da Human Frontier Science Program para desenvolver estágio pós-doutoral na Northwestern University, sob a supervisão de William L. Klein, período em que expandiu seus conhecimentos a cerca das bases celulares e moleculares dessa doença. No final de 2007, retornou ao Brasil, onde atualmente chefia o Laboratório de Neurobiologia da Doença de Alzheimer. Em 2008 foi a primeira brasileira a receber o “Career Development Award”, concedido pela Human Frontier Science Program. Também em 2008 foi eleita Membro Afiliado da Academia de Ciencias dos Países em Desenvolvimento (TWAS). É Pesquisadora do CNPq desde 2003 e Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Orientou até o momento 3 teses de Mestrado e 1 de Doutorado. Atualmente orienta 6 alunos de Pos-Graduacao e 5 alunos de Iniciação Científica. Produziu 33 publicaçoes, incluindo artigos científicos completos, revisoes e capítulos de livro.