pt_BR
Ciências Agrárias | MEMBRO TITULAR

Fatima Maria de Souza Moreira

(de Souza Moreira, F. M.)

03/07/1953
Brasileira
01/01/2022

Graduação em Engenharia Agronôma (1977) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Mestrado em Ciências Biológicas (1983), área de concentração Botânica, com créditos extras em Ecologia no convênio Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Fundação Universidade do Amazonas. – PhD em Agronomia- Solos pela UFRRJ (1991) e sanduíche com Universidade de Ghent, Bélgica em Biologia molecular. Três Pós-Doutorados em Biologia Molecular: Universidade Nacional Autonoma do México (1991), Universidade de York (1995), e na Michigan State University (2001).

Professor Titular do Departamento de Ciência do Solo, Universidade Federal de Lavras e bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq. Suas pesquisas (básicas e aplicadas) evolvem biodiversidade, ecologia, microbiologia e bioquímica do solo, indicadores de qualidade do solo, taxonomia bacteriana, processos biológicos do solo, biologia molecular e interações plantas & microrganismos benéficos para promoção de crescimento vegetal.

Em 2010 foi finalista na área de Ciência Prêmio Claudia, Revista Claudia/Editora Abril. Em 2016 recebeu Prêmio Capes de Tese da área de CIÊNCIAS AGRÁRIAS I pela tese do orientado Teotonio Soares de Carvalho. Em 2018 foi Mulher destaque da UFLA , evento organizado pelo Departamento de Física da Universidade Federal de Lavras.
Foi incluída entre os 2% melhores cientistas do mundo com relação a sua produção em toda a carreira (Ioannidis et al., PLOS Biology, 2020) e na lista dos “Latin America Top 10.000 Scientists”-AD Scientific Index 2021.

Palavras-chave: biodiversidade, ecologia, microbiologia e bioquímica do solo, indicadores de qualidade do solo, taxonomia bacteriana, processos biológicos do solo, biologia molecular, interações plantas & microrganismos benéficos, promoção de crescimento vegetal.