Graduação (2004), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Pós-doutorados pelo Instituto Max Planck de Sistemas de Softare, na Alemanha (2010 e 2018).

Professor associado do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. Seus projetos atuais focam em combater desinformação e em identificar comportamento odioso e divisível em plataformas digitais. Alguns deles são: Abordagens Tecnológicas para Conter Desinformação em Rede Sociais, Dinâmica da Informação em Redes Sociais Complexas, Medindo e Modelando Humor Expresso em Opiniões Públicas em Microblogs e Segurança Cibernética nas Redes Sociais: Identificação de Vulnerabilidades e Mecanismos de Defesa.

Em 2021 teve o Melhor Artigo Curto do Workshop Brasileiro de Análise e Mineração de Redes Sociais da Sociedade Brasileira de Computação. Em 2020 recebeu o prêmio Internacional de Pesquisa em Rede de Verificação de Fatos. Em 2019 recebeu o prêmio de Pesquisa de Política de Conteúdo do Facebook.

[:en]Fabrício Benevenuto é professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele obteve seu doutorado em Ciência da Computação pela UFMG em 2010 e foi vencedor do Prêmio Capes de Teses, edição 2011. Fabrício foi pesquisador visitante no HP research Labs em Palo Alto/CA e no Instituto Max Planck na Alemanha e ocupou o cargo de professor adjunto no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Ouro Preto por dois anos, onde coordenou o programa de pós-graduação. Seus projetos atuais focam em medir e modelar comportamento de usuários em sistemas Web sociais. Fabrício tem participado como membro de comitê de programa de diversos eventos importantes relacionados à Web, como as conferências WWW, KDD e Web Science. Sua pesquisa tem produzido um grande número de artigos amplamente citados (mais de 1200 citações e h-index 13).