pt_BR
Ciências Biomédicas | MEMBRO AFILIADO

Fabiana Kommling Seixas

(SEIXAS, F. K.)

06/09/1979
Brasileira
01/01/2020

Bióloga (2002), mestre (2004) e doutora em biotecnologia (2007) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Realizou pós-doutorado na University of Illinois (EUA) (2013) na área de genômica do câncer.

Atua na linha de desenvolvimento de vacinas terapêuticas utilizando Mycobacterium bovis BCG recombinante para tratamento do câncer de bexiga e melanoma. Na área de nanomedicina, tem trabalhos utilizando nanocápsulas com diferentes fármacos como ferramenta de drug delivery contra o câncer e associação de estruturas nano com Mycobacterium bovis BCG. Com o intuito de realizar testes pré-clínicos contra câncer de bexiga, está envolvida em projetos internacionais focados no desenvolvimento de um modelo suíno para estudos pré-clínicos desta patologia no Brasil.

Recebeu diversos prêmios em congressos nacionais e internacionais ao longo de sua formação acadêmica, como o Melhor Trabalho Científico do I Congresso Panamericano de Zoonosis, V Congresso Argentino de Zoonosis e II Congresso Bonaerense de Zoonosis, da Associação Argentina de Zoonosis (2006) e o prêmio da Sociedade Brasileira de Microbiologia: Mérito Científico da área de Relação Parasita – Hospedeiro, no XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia (2005). Foi coorientadora de trabalhos premiados nos prêmios Capes de teses 2011 e 2012 na área de biotecnologia.