pt_BR
Ciências Agrárias | MEMBRO TITULAR

Elliot Watanabe Kitajima

(KITAJIMA, E. W.)

12/08/1936
Brasileira
03/06/2002

Nascido a 12 de agosto de 1936, na cidade de Registro, SP. Filho de Koki Kitajima (farmacêutico) e Fumi Kitajima (jornalista). Foi criado na cidade de São Paulo, SP onde fez o curso primário na Escola Rural do Instituto Butantan (1944/1947) e curso secundário e científico no Colégio Estadual Fernão Dias Pais (1948/1954). Ingressou na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz tendo obtido o 1º lugar no concurso vestibular. Durante o curso foi bolsisa de iniciação científica na Cadeira de Genética, sob orientação do prof. José A. Gurgel, em genética do milho. Ingressou, em 1959, na Seção de Virologia do Instituto Agronômico de Campinas, chefiado pelo Dr. Álvaro Santos Costa para desenvolver pesquisas em microscopia eletrônica de vírus de plantas. Foi treinado em técnicas básicas de microscopia eletrônica no Instituto Butantan com Dr. Adolfo Brunner. Caracterizou morfologicamente numerosos vírus de plantas que ocorrem no Brasil. Fez a primeira visualização do vírus da tristeza do citros, cujos dados foram publicados na revista Nature. Em 1968/1969 esteve em licença sabática no Whitman Laboratory, University of Chicago, com Dr. Hewson Swift, desenvolvendo trabalhos sobre citoquímica de tecido vegetal.
Em 1973, aceitou um convite da Universidade de Brasília, UnB, para administrar um laboratório de Microscopia Eletrônica no Departamento de Biologia Celular. Ali continuou seus trabalhos em virologia vegetal, mas também se envolveu em pesquisas com protozoários flagelados junto ao grupo do prof. I. Roitman; Schistosoma e a hospedeira intermediária (caramujo) com o prof. W. Lobato Paraense, participando do Curso de Pós Graduação em Biologia Molecular. Em 1976 participou da organização do Curso de Pós-Graduação em Fitopatologia no qual orientou 15 mestrandos e 3 doutorandos em virologia vegetal. Em 1982/1983 fez um estágio pós-doutoral de seis meses em citopatologia de comovírus e vetores, no Plant Pathology da University Arkansas, Fayetteville, com Dr. K.S. Kim, como bolsita da Comissão Fulbright. Em 1989/1990 esteve como Professor visitante por nove meses, com bolsa do CNPq no Department of Virology, Agricultural University of Wageningen, Holanda, tendo trabalhado com Dr. Dick Peters em citopatologia de Tospovirus. A partir de 1990 organizou uma infraestrutura para virologia molecular com recursos do PADCT e da FAPDF que começou a funcionar em 1993 com a vinda dos profs. Renato O. Resende (virologia vegetal) e Bergmann M. Ribeiro (virologia de insetos). A profa. Claudia Renata F. Martins agregou-se ao grupo de 1998, introduzindo pesquisas com vírus humanos. A partir de 1976 tornou-se editor-chefe da revista “Fitopatologia Brasileira”, órgão oficial da Sociedade Brasileira de Fitopatologia, atividade que manteve até 1995. Participou da fundação da Associação Brasileira de Editores Científicos, tendo participado de suas primeiras diretorias. Faz também parte do Conselho Editorial das revistas Brazilian Journal of Biological and Medical Research, Virus Review and Research e BioCell. Foi assessor ad hoc para um grande número de revistas nacionais e do exterior.
A partir de agosto de 1995, tendo aceito o convite do prof. João L. Azevedo, então diretor da ESALQ, iniciou a coordenação do centro de microscopia eletrônica recém instalado. Nesta unidade, denominada formalmente de Núcleo de Apoio à Pesquisa em Microscopia Eletrônica (NAP/MEPA) propôs-se a formar usuários, manter e ampliar as instalações do NAP/MEPA além de continuar suas pesquisas em virologia vegetal e participar do curso de pós-graduação em Fitopatologia.