Graduação em Engenharia de Computação(1996), mestrado (1997) e doutorado em Informática (2000) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio.
Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Suas pesquisas incluem assuntos como Projeto e Análise de Algoritmos, machine learning, data mining e otimização.
Em 2020 foi nomeado Top Reviewer ICML 2020 pela Conferência International de Machine Learning. Em 2018 foi Finalista do Concurso de Teses e Dissertações da Sociedade Brasileira de Computação. (Orientador de Aline Saettler).
[:en]Eduardo Laber nasceu no Rio de Janeiro em 1973. Quando adolescente começou a se interessar por matemática motivado por olimpiádas de Matemática realizadas no estado do Rio. De 1991 a 1996, estudou engenharia de computação na PUC-RIO. Eduardo obteve seu doutorado em 1999, na mesma universidade, sob a supervisão do Prof. Ruy Milidiu. O tópico de sua pesquisa foi compressão de dados, mais especificamente, algoritmos e cotas de redundância para códigos de prefixo.De 1999 a 2001, Eduardo atuou como professor colaborador no grupo de Grafos e Algoritmos da COPPE-SISTEMAS, UFRJ. Desde 2001 ele integra o quadro principal do departamento de Informática da PUC-RIO, aonde vem pesquisando e desenvolvendo algoritmos para problemas que emergem em diferentes subáreas da ciência da computação como Compressão de Dados, Busca na Web, Inteligência Artificial e Banco de Dados. Em 2008, organizou o LATIN 2008, uma conferência de grande prestígio na área de teoria de computação que atraiu para o Rio de Janeiro alguns dos principais líderes, a nível mundial, desta área.