pt_BR
Ciências Biomédicas | MEMBRO TITULAR

Eduardo Oswaldo Cruz

(OSWALDO-CRUZ, E.)

25/10/1933
Brasileira
16/02/1971

Inicia seus estudos no Colégio Padre Antonio Vieira, no Rio de Janeiro. Ingressa em 1954 na então Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil e imediatamente começa a freqüentar laboratórios de cadeiras básicas. Inicialmente fica associado à Cátedra de Histologia participando sob a orientação do Professor Bruno Alípio Lobo das atividades de ensino e pesquisa, colaborando na tradução do livro de texto publicado por Arthur W. Ham, e contribuindo na publicação do livro Embriologia Humana de autoria do Prof. Bruno Lobo. Ainda no primeiro ano de escola inicia atividade como monitor na Cátedra de Fisiologia sob a orientação do Prof. Thales César Martins, dedicando-se principalmente ao preparo de demonstrações e aulas práticas auxiliando os Professores Arnoldo Flávio da Rocha e Silva e Mario Vianna Dias. Com este último inicia igualmente trabalho experimental no setor de Neurofisiologia do Instituto de Neurologia da Universidade do Brasil. Com a vinda de Mme. Denise Albe-Fessard para o Instituto de Biofísica colabora em projeto desenvolvido em colaboração com Carlos Eduardo da Rocha Miranda resultando deste projeto sua primeira comunicação apresentada em 1956 à Academia, como comunicação e mais tarde em trabalho completo. A partir desta data transfere-se definitivamente para o Instituto de Biofísica. Convidado por Mme. Fessard viaja para Paris estagiando no Instituto Marey durante o inverno deste ano. Acompanhado por C. Rocha Miranda repete esta atividade no ano seguinte. O desenvolvimento de projetos associados prossegue até 1961, quando após defender tese de doutoramento viaja para o USA onde, sob a orientação do Prof. Vernon B. Mountcastle efetua com bolsa do National Institutes of Health estágio de pós-doutoramento no Department of Physiology da Johns Hopkins University em Baltimore, Maryland. Retornado ao país em 1963 inicia, com apoio de auxílio à pesquisa concedido pelo National Institutes of Health, longo projeto de pesquisa empregando marsupiais visando o estudo do sistema extrapiramidal nestes mamíferos primitivos. Além de vários trabalhos o projeto resulta na publicação de um Atlas Estereotáxico para o Didelphis marsupialis. Além das atividades de pesquisa desenvolvidas no Instituto de Biofísica da UFRJ, associa-se a outros pesquisadores criando o laboratório de Neurofisiologia do Departamento de Biologia da Universidade de Brasília. Mais recentemente é responsável pela criação de outro grupo de pesquisa em Neurofisiologia, implantado no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará, laboratório este que leva seu nome.
Em 1982 assume a direção da Casa do Brasil em Londres e com o suporte do CNPq inicia projeto de apoio aos bolsistas brasileiros no Reino Unido. Passa a freqüentar a “Vision Research Unit” do “Rayne Institute”, sendo indicado como “Visiting Professor” da “Saint Thomas Hospital Medical School”.
Além de sua atividade em pesquisa participa também na administração de ciência e ministra cursos no país e no exterior. Indicado no primeiro grupo de Pesquisadores Conferencistas do CNPq e, mais tarde, como pesquisador 1A desta mesma entidade, serviu como membro de Comitê Assessor do CNPq. Na Academia Brasileira de Ciências colaborou com o Prof. A.A.P. Leão na implantação das bolsas Fogarty, nos convênios com a Japan Society e com a Royal Society. Foi Secretário-Geral e atualmente (1995) representa esta Academia no Reino Unido.