Edleno Silva de Moura

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Edleno Silva de Moura

(MOURA, EDLENO SILVA DE)
Nascimento: 07/04/1972
Data de Posse: 01/01/2008
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4737852130924504

Graduação em Processamento de Dados (1994) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e doutorado em Ciências da Computação (1999) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) onde também realizou estágio de pós-doutorado em 2010.

É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFAM. Tem atuado em ações de empreendedorismo e transferência tecnológica, tendo sido um dos fundadores da Akwan S/A, empresa que foi transformada em centro de pesquisa da Google no Brasil, um dos fundadores da Zunnit S/A, empresa que atua no desenvolvimento de sistemas de recomendação e sócio fundador da Neemu S/A, empresa sediada em Manaus que foi vendida e incorporada à LINX S/A em 2015, empregando até hoje dezenas de egressos da UFAM, incluindo vários mestres e doutores. Também ajudou a implantar o centro de engenharia da Méliuz S/A em Manaus em 2018 e o Hub de desenvolvimento da Jusbrasil em Manaus em 2020. Suas pesquisas incluem assuntos como Classificação Automática de Documentos na Web, Coleta de Dados na Web, Mecanismos de Cache, Uso de Compressão de Dados em Sistemas de Recuperação de Informação e Modelagem de Sistemas de Recuperação de Informação.

Em 2007 recebeu o prêmio José Mauro de Castilho, Comissão especial de Banco de Dados da Sociedade Brasileira de Computação.

[:en]Edleno Silva de Moura graduou-se em Processamento de Dados na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em 1994 e obteve o grau de Doutor em Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1999, sendo o primeiro aluno do curso a ter passado diretamente do mestrado para o doutorado. Após sua graduação, atuou como Diretor de Tecnologia da empresa Akwan S/A de 2000 a 2002. A partir de 2002, ingressou no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal do Amazonas, onde atua até hoje como professor Adjunto. Como professor formou até hoje mais de uma dezena de mestres em informática e orientou diversos trabalhos de iniciação científica; atuando também na co-orientação de dois alunos de doutorado na UFMG. Em 2005, assumiu a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI-UFAM), elaborando, como coordenador do programa, o projeto de criação do curso de doutorado em informática da UFAM, primeiro curso de doutorado na área em toda a região norte, o qual foi homologado pela CAPES em 2007. Atualmente é vice-coordenador PPGI-UFAM.O professor Edleno também é membro do Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (CAPDA) desde 2003, onde atuou na implantação do fundo setorial da Amazônia (CT-Amazônia) e participou ativamente da elaboração dos programas PROINFRA (Programa de Apoio a Infra-estrutura) e PROGP (Programa de Apoio a Grupos de Pesquisa), os quais representam hoje uma importante fonte de financiamento para pesquisadores que trabalham na Amazônia Ocidental. O professor também é membro do conselho superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), onde também atua como suplente na Câmara de Pesquisa. Criou em 2002 o GTI – Grupo de Pesquisa em Tecnologia da Informação da UFAM. Coordena hoje projetos de pesquisa com financiamento do CNPq e da FAPEAM, tais como o GEDOC/FAPEAM, projeto que visa o desenvolvimento de novos sistemas de gestão de documentos e o projeto SIRIAA/CNPq, que visa o desenvolvimento de novos algoritmos para melhorar a qualidade de sistemas de recuperação de informação em ambientes com adversários. É pesquisador com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2002. Publicou até hoje 9 artigos completos em revistas internacionais. Publicou 30 artigos completos com árbitros em conferências de qualidade na área de Ciência da Computação e publicou dois capítulos de livro, além de ter organizado um livro como um dos coordenadores do SPIRE 2003, conferência internacional realizada em Manaus em 2003.