pt_BR
Ciências da Saúde | MEMBRO TITULAR

Edgar Marcelino de Carvalho Filho

(CARVALHO, E. M.)

24/05/1950
Brasileira
03/06/2002

Edgar Marcelino de Carvalho Filho nasceu em Salvador, Bahia, em 24 de maio de 1950. Seus pais, Edgar Marcelino de Carvalho e Valdemira Silva de Carvalho, eram professores, exerciam atividades docentes e se constituíram um exemplo e um estímulo para o filho. O curso secundário foi realizado no Colégio Aplicação da Universidade Federal da Bahia, uma das melhores escolas de Salvador e reconhecida como formadora de líderes estudantis. O interesse pela medicina e pelo ensino vem desde a infância e adolescência e o interesse pela pesquisa, durante o curso médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Após a graduação em 1973 fez residência e mestrado em Medicina Interna e em 1977 realizou fellowship na área de Imunologia e Reumatologia na Universidade de Virgínia. A tese de mestrado intitulada “Pacientes com Bacteremia em estrongiloidíase grave. Importância do verme como veículo ou agente sinergista de infecção bacteriana” foi orientada pelo Professor Heonir Rocha, pesquisador que também orientou diversos trabalhos científicos no início da carreira.
O treinamento em Imunologia na Universidade de Virginia foi realizado com o Dr. David Horowitz, tendo sido não só proveitoso com relação à aprendizagem de técnicas em imunologia como profícuo em relação à produtividade científica. Neste período foram publicados três manuscritos no J. Immunol. e um no Clin. Exp. Immunol.. A imunologia ainda não existia na Bahia quando do seu retorno em 1979, ocasião em que criou o Laboratório em Pesquisa em Imunologia, que posteriormente foi elevado à categoria de Serviço de Imunologia. Foi nesta época que começou o interesse pela leishmaniose, doença que juntamente com a esquistossomose e a estrongiloidíase se constituem nas principais linhas de pesquisa do Serviço de Imunologia.
Defendeu o doutorado em 1986 com a tese “Imunidade celular na leishmaniose visceral”, ocasião em que tornou-se Professor adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Coordenou por quatro anos o curso de Pós-Graduação em Medicina Interna da Universidade Federal da Bahia e coordena até o momento (2002) as atividades de mestrado e doutorado na área de Imunologia Clínica. Já orientou 17 teses de mestrado e 8 de doutorado e no momento 2 mestrandos e 7 doutorandos estão sob sua orientação. As principais linhas de pesquisa são Imunologia da Leishmaniose Visceral e Tegumentar, Imunoterapia em Doenças Infecciosas, Imunoregulação na Esquistossomose Mansônica e Aspectos Clínicos e Imunológicos da Associação entre HTLV-1 e Estrongiloidíase. Já foi membro do corpo editorial do Brazilian Journal of Medicine and Biological Research e é Editor adjunto da Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. É membro da Sociedade Brasileira de Imunologia, órgão que presidiu entre 1989 e 1991, da American Association of Immunologists, da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e da American Journal of Tropical Medicine and Hygiene.