pt_BR
Ciências Físicas | MEMBRO TITULAR

Débora Peres Menezes

(Menezes, D.P.)

26/02/1962
Brasileira
01/01/2022

Bacharelado em Física (1983), Licenciatura em Física (1985), Mestrado em Física (1985) pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Física (1989) pela Universidade de Oxford, Inglaterra.

Professora titular do Departamento de Física da UFSC e bolsista de produtividade 1B do CNPq. Suas pesquisas envolvem a área de física de hádrons, na interface entre a física nuclear de baixas energias e física de partículas elementares. Dedica-se ao estudo de equações de estado relativísticas e suas aplicações na descrição de objetos compactos (estrelas de nêutrons) e do diagrama de fases da cromodinâmica quântica, que descreve a força nuclear forte.

Recebeu a Medalha e Diploma de Mérito Francisco Dias Velho, outorgados pela Prefeitura Municipal de Florianópolis (2012) e foi nomeada membra da Comissão de Física Nuclear (C12) da International Union of Pure and Applied Physics (IUPAP) para o período 2018-2021.

Palavras-chave: equações de estado, modelos relativísticos, estrelas de nêutrons, diagrama de fases da QCD, magnetares, matéria hadrônica, matéria de quarks.