Graduação em Biologia (1993) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestrado em Ciências Biológicas (1997) pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorado em Bioquímica e Imunologia (2002) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio de pós-doutorado no Instituto de Pesquica Genômica, nos Estados Unidos.
É professora associada do Departamento de Parasitologia da Universidade Federal de Minas Gerais e líder do grupo de pesquisa Imunologia e Genômica de Parasitos, cadastrado no CNPq. Atuou como subcoordenadora do Programa de Pós-graduação em Parasitologia/UFMG (CAPES nível 7) no período 2017-2019 e coordenadora do mesmo Programa entre 2019-2021. Suas pesquisas incluem biologia molecular e genômica de parasitos, abordagens genômicas e genômica funcional visando correlacionar a variabilidade de isolados de Trypanosoma cruzi e Leishmania com perfis de virulência e patogenicidade e desenvolvimento de ferramentas de bioinformática para a identificação de novos alvos para diagnóstico molecular e sorológico e vacinas para protozoários parasitos.
Em 2018 recebeu dois Walter Colli Awards da Sociedade Brasileira de Protozoologia, pelo orientado Pós-doutor João Luís Reis Cunha e pela doutoranda Jennifer Ottino.
[:en]Daniella Castanheira Bartholomeu nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, filha dos comerciantes Maria Catarina Castanheira Bartholomeu e José Bartholomeu Sobrinho. Passou sua infância em Ponte Nova-MG, onde estudou na Escola Nossa Senhora Auxiliadora e Colégio Dom Helvécio. Em 1985, ingressou no ambiente universitário quando foi admitida no Colégio Universitário (COLUNI) em Viçosa-MG onde cursou o segundo grau. Graduou-se em 1994 em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa. Durante a graduação foi integrante do Programa Especial de Treinamento da CAPES (PET-Biologia-UFV), sob tutoria do Dr. Lucio Antônio de Oliveira Campos. Os professores de graduação Dr. Elza Fernandes e Dr. Everaldo de Barros despertaram seu interesse pela Biologia Molecular. Em 1997, obteve o grau de Mestre pelo Departamento de Biologia Celular e Molecular da Universidade de Brasília, sob orientação do Dr. Cezar Martins de Sá, estudando o complexo proteassomal do parasito Trypanosoma cruzi. Após o mestrado, estagiou no Laboratório de Biologia Molecular de Plantas no Centro Nacional de Recursos Genéticos (EMBRAPA) em Brasília, sob a supervisão do Dr. Mauro Carneiro. Em 2002, doutorou-se em Ciências pelo Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob orientação da Dra. Santuza Maria Ribeiro Teixeira, estudando mecanismos de regulação da expressão gênica no parasito Trypanosoma cruzi. Realizou o Pós-doutorado no The Institute for Genomic Research (TIGR) em Rockville, Maryland, USA, sob supervisão do Dr. Najib El-Sayed, trabalhando nos projetos genomas dos parasitos Trypanosoma cruzi, T. brucei, Leishmania major e Schistosoma mansoni. Representou o consórcio do projeto genoma de T.cruzi em oito reuniões científicas internacionais, bem como reportou progressos do projeto genoma de S. mansoni em duas outras reuniões também internacionais. Em 1995, integrou-se ao Departamento de Parasitologia da UFMGcomo Professora Adjunto. Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Molecular e Genômica, atuando na área de Parasitologia Molecular. Atualmente estuda o parasito T. cruzi com ênfase na caracterização da família hipervariável MASP (mucin-associated surface protein), identificada no projeto genoma do T. cruzi, e em mecanismos de controle da expressão gênica no mesmo parasito. Em colaboração com o Dr. Ricardo Tostes Gazzinelli, , Dr. Douglas Golenbock e Dr. Stuart Levitz, da University of Massachusetts Medical School, o grupo identificou seqüências nucleotídicas derivadas dos genomas de T. cruzi, Plasmodium falciparum e Aspergillus fumigatus com atividade imunoestimulatórias. Casou-se em Março de 2004 com Eduardo Tarazona-Santos, biólogo, geneticista humano, Professor Adjunto da UFMG.