pt_BR
Ciências Físicas | MEMBRO ASSOCIADO

Arthur Gerbasi da Silva

(DA SILVA, A. G.)

24/07/1929
Brasileira
28/12/1965

Arthur Gerbasi da Silva. nascido em 1929, nasceu no Rio de Janeiro onde cursou o primário, ginasial e científico.
Após dois anos como Assistente de Ensino em Louisiana State University, Estados Unidos, ingressou no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, onde iniciou sua carreira de pesquisa. Paralelamente ministrou cursos na Faculdade Nacional de Filosofia, Escola Nacional de Química, e Pontifícia Universidade Católica. Estagiou alguns anos em laboratórios no MIT, Estados Unidos e na Universidade Livre de Amsterdam, Holanda.
Foi membro de Conselhos e Grupos de Trabalho do Instituto de Física da UFRJ, Agência Internacional de Energia Atômica, CBPF e CNPq, e consultor da FINEP, CNPq, FAPERJ e AIEA.
Ministrou aulas de Física Nuclear nos cursos de Pós-Graduação em Engenharia Nuclear da Escola Nacional de Engenharia e da COPPE, onde orientou 12 teses de Mestrado. Participou de bancas examinadoras de teses de Mestrado e Doutorado no Brasil e no exterior.
Chefiou durante vinte e cinco anos o Departamento de Física do Instituto de Engenharia Nuclear, onde foi instalado o primeiro ciclotron de energia variável do Brasil, utilizado para a aquisição de dados nucleares, produção de radioisótopos, análise por ativação e estudos de danos por irradiação. Para isso, chefiou vários projetos junto a agências financiadoras, nacionais e estrangeiras.
Deu contribuições originais para estudos de fissão, radioatividade, espectroscopia nuclear, reações nucleares, produção de radioisótopos e aplicações de técnicas nucleares, tendo publicado mais de cinqüenta trabalhos sobre esses temas em revistas especializadas de âmbito nacional e internacional.