pt_BR
Ciências da Terra | MEMBRO TITULAR

Antonio Carlos Rocha Campos

(ROCHA-CAMPOS, A. C.)

03/03/1937
Brasileira
16/02/1971

Nascido em Araras, SP, graduou-se em Geologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, em 1960.
Iniciou suas atividades acadêmicas, no Departamento de Geologia e Paleontologia, FFCL/USP, em 1961, onde doutorou-se em 1964 e obteve o título de Livre-Docente, em 1969. Já no âmbito do Instituto de Geociências, USP, foi aprovado nos concursos para Professor Adjunto, em 1972 e Professor Titular, em 1980, posição esta que ocupa até hoje.
No exterior, estagiou, na qualidade de Pesquisador Visitante (pós-doutorado), na Universidade de Illinois, City University of New York, Universidade de Minnesota, no American Museum of Natural History, Natural Museum of Natural History e United States Geological Survey, EUA, e na Universidade de Estrasburgo, França.
Ocupou numerosas funções administrativas no âmbito do IG/USP e na Universidade de São Paulo, e de organizações científicas nacionais diversas (Sociedade Brasileira de Paleontologia e Sociedade Brasileira de Geologia, Academia Brasileira de Ciências). Desde 1983, vem coordenando a parte científica do Programa Antártico Brasileiro e integrando todos os organismos envolvidos com as atividades antárticas nacionais. Em âmbito internacional, foi Presidente da Subcomission on Gondwana Stratigraphy (IUGS) e Secretário do Comitê Executivo do Scientific Commitee on Antarctic Research (SCAR/ICSU), do qual é atualmente Presidente.
Suas atividades científicas abrangem duas linhas de pesquisa principais, relacionadas à sedimentação glacial pré-pleistocênica e paleontologia do Neopaleozóico do Brasil. Sobre estes assuntos, vem publicando continuadamente no Brasil e exterior, e orientando numerosos alunos de graduação e pós-graduação.