pt_BR
Ciências Biológicas | Ex-Afiliado

André Quincozes dos Santos

(QUINCOZES, A. S.)

02/12/1979
Brasileira
01/01/2015

Possui graduação em Farmácia, com ênfase em Análises Clínicas (2005), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado (2007) e Doutorado (2010) em Ciências Biológicas: Bioquímica pela UFRGS. Realizou doutorado sanduíche na Università degli Studi di Perugia, Itália (2009 – 2010). Entre 2010 e 2014 foi pós-doutorando (PNPD/CAPES) do Departamento de Bioquímica da UFRGS.

Professor Adjunto do Departamento de Bioquímica da UFRGS e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica do mesmo Departamento. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Neuroquímica, realizando pesquisa sobre mecanismos bioquímicos e celulares das células neurais, especificamente nos seguintes temas: (i) resveratrol e neuroproteção, (ii) guanosina e neuroproteção e (iii) morfofuncionalidade da cultura de astrócitos de ratos Wistar adultos e envelhecidos.

Em 2018 recebeu o prêmio SBBq Award, da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular pelo trabalho “Leptina induz a liberação de citocinas pró-inflamatórias em culturas de astrócitos hipotalâmicos de ratos adultos e idosos”.