Amir Ordacgi Caldeira
(CALDEIRA, A. O.)
Amir Ordacgi Caldeira obteve os seus títulos de bacharel e mestre em ciências na PUC/RJ em 1973 e 1976, respectivamente. A sua tese de mestrado, “Um estudo sobre relaxação e excitação paramétrica em dois sistemas de bósons acoplados”, foi orientada pelo Prof. Nicim Zagury e versou, basicamente, sobre a excitação paramétrica de modos magneto-elásticos em isolantes magnéticos.
Posteriormente, viajou para o Reino Unido onde, na Universidade de Sussex, trabalhou para a obtenção do seu doutoramento sob a orientação do Prof. A.J. Leggett. A sua tese de doutorado, “Macroscopic Quantum Tunnelling and Related Topics”, deu origem a 4 publicações, 3 das quais estão listadas acima ( as 3 primeiras). O tema aí estudado aborda questões sobre a aplicabilidade da mecânica quântica em variáveis macroscópicas de dispositivos supercondutores. Pode-se dizer que este trabalho foi o pioneiro em todo o desenvolvimento posterior no estudo de efeitos quânticos em sistemas macro ou mesoscópicos. A prova disto é que estes três trabalhos carregam mais de duas mil citações na literatura especializada internacional.
O Dr. Caldeira retornou ao Brasil em 1980, quando foi contratado pela UNICAMP como prof. assistente doutor e onde deu sequência aos seus estudos sobre o efeito da dissipação em fenômenos quânticos em matéria condensada. Em particular, em supercondutores e sistemas magnéticos.
Em 1984 iniciou o seu pós-doutoramento que foi dividido em dois períodos distintos; inicialmente no ITP/UCSB e posteriormente no Thomas J. Watson Research Laboratory (IBM). Desta época surgiu, dentre outras, a quarta publicação acima listada, que foi o primeiro trabalho sistemático sobre o que mais tarde viria a ser conhecido na literatura como o fenômeno de decoerência. O número de citações desse trabalho também evidencia a sua importância na área.
Entre 1985 e 1994 o Prof. Caldeira orientou várias teses sobre problemas relacionados com o tema que havia sido anteriormente desenvolvido e iniciou ainda alguns trabalhos sobre sistemas eletrônicos correlacionados. Além das atividades regulares de ensino e pesquisa, ainda coordenou as comissões de biblioteca e de pós-graduação do Instituto de Física da UNICAMP entre os anos de 1990 e 1994.
Entre agosto de 1994 e dezembro de 1995 passou um período sabático na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign onde, além de continuar o seu trabalho em sistema quânticos dissipativos, o seu interesse por sistemas correlacionados sofreu um grande impulso.
De volta ao Brasil, passou a dividir o seu tempo entre essas duas áreas, o que segue fazendo até o momento. Na área de sistemas correlacionados, tem investido os seus esforços no estudo de abordagens não-perturbativas, tais como o método de bosonização que foi, com sucesso, estendido para sistemas eletrônicos em 2-D em campos magnéticos (duas últimas publicações da lista acima). Entre 1997 e 1999 foi ainda chefe do departamento a que pertence no IFGW.