pt_BR
Ciências Biomédicas | MEMBRO TITULAR

Amadeu Cury

(CURY, A.)

13/05/1917
Brasileira
22/12/1953

As atividades científicas do professor Amadeu Cury tiveram início no Instituto Oswaldo Cruz onde exerceu os cargos de Pesquisador e de Professor do Instituto. Na área da administração acadêmica e científica exerceu os cargos de Diretor do Instituto de Microbiologia da UFRJ; Reitor e Decano (Pró-Reitor) de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília; Diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Participou de vários Órgãos Colegiados relacionados à política e ao fomento da educação e da ciência e tecnologia: Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras; nomeado Vice-Presidente do CNPq; Membro do Conselho Deliberativo do CNPq; Membro do Conselho Deliberativo da CAPES e Presidente do Conselho; Vice-Presidente do Conselho de Ciência e Tecnologia do ex-Estado da Guanabara; Membro do Conselho Superior da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Membro dos Conselhos Científicos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e do Museu Paraense Emílio Goeldi.
Tem participado como Membro de Comissões para o julgamento e concessão de Prêmios na área da Ciência e Tecnologia: Grande Júri do “Prêmio Moinho Santista”, “Prêmio José Reis de Divulgação Científica” e “Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia” (Ciências Biológicas).
O Professor Cury foi agraciado com vários títulos honoríficos e condecorações, destacando-se entre outros: Membro do Conselho Nacional da Ordem do Mérito Educativo; agraciado com a “Ordem Nacional do Mérito Educativo”, “Ordem do Rio Branco” e “Ordem Judiciária do Trabalho” no grau de Grande Oficial; Medalha de Honra da Inconfidência; Ordem Nacional do Mérito Científico (Grã-Cruz) e “Prêmio Anísio Teixeira” – 1996.
É autor e co-autor de livro publicado sob os auspícios da SBPC e de cerca de 60 trabalhos de investigação científica publicados em periódicos nacionais e estrangeiros.
Além do ensino e da pesquisa, o Prof. Cury exerceu intensa atividade na formação de recursos humanos e, nos últimos anos, tem se dedicado particularmente à formação de recursos humanos ainda tão carentes e necessários às regiões menos favorecidas do País, especialmente a Região Norte. Neste particular, teve efetiva participação na criação pela CAPES do Projeto Norte de Pesquisa e Pós-Graduação, do qual é Coordenador.
Atualmente (1995), o Professor Cury é Consultor Especial da CAPES para Assuntos da Região Amazônica.