Ciências da Saúde | Titular

Wagner Farid Gattaz

(GATTAZ, W. F.)
Nascimento: 10/02/1951
Data de Posse: 28/05/2001
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8681520193756072

Wagner F. Gattaz possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (1975), doutorado em Medicina (1979) e livre-docência em Psiquiatria (1983), ambos pela Universidade de Heidelberg, Alemanha. Possui os títulos de especialista em Psiquiatria e em Psicoterapia conferidos, ambos, pelo Conselho Alemão de Medicina. De 1984 a 1996 foi Professor de Psiquiatria na Universidade de Heidelberg e médico chefe do Instituto Central de Saúde Mental na mesma Universidade. Desde 1996 é Professor Titular de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Diretor do Laboratório de Neurociências do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da FMUSP. De 1998 a 2022 eleito membro do conselho deliberativo do Hospital das Clínicas da FMUSP e 2006 a 2022 Presidente do Conselho Diretor do IPq. Membro da Academia Brasileira de Ciências, Membro da academia de Ciências de Heidelberg, Alemanha, Membro honorário da Academia Paulista de Medicina e Sócio Honorário da Sociedade Alemã de Psiquiatria Biológica. Foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico pelo Presidente da República (2006). Recebeu inúmeros prêmios destacando-se em 2009 o Prêmio de Pesquisa da Federação Mundial das Sociedades de Psiquiatria Biológica (World Federation of the Societies of Biological Psychiatry), entidade que representa 65 países, e no mesmo ano o Burghoelzli Prize for Clinical and Epidemiological Psychiatry, da Universidade de Zurique, Suíça. Na World Federation foi nomeado co-chairman da Taskforce para o Tratamento da Esquizofrenia e membro da Taskforce para Transtorno Bipolar. Na World Psychiatric Association é membro da Sessão de Farmacopsiquiatria e da Sessão de Genética Psiquiátrica. Segundo o Google Acadêmico, possui mais de 500 trabalhos científicos publicados em revistas internacionais; esses trabalhos receberam mais de 23.000 citações na literatura científica, resultando num índice H = 81. Editou 6 livros internacionais e escreveu dezenas de capítulos em livros nacionais e internacionais. Orientou até o momento 43 teses de pós-graduação. Pertence ao corpo editorial de diversos periódicos científicos, foi co-editor da série de livros Advances in Biological Psychiatry (Karger Vienna). A partir de 2021 integra a base de dados dos cientistas mais influentes do mundo, conforme publicação da Universidade de Stanford e Editora Elsevier BV. Durante 25 anos foi Managing editor do European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience (1986-2011) e do Archives of Clinical Psychiatry (1996-2021). Suas áreas principais de pesquisa são o Tratamento e a Reabilitação Psiquiátricas, a Farmacoterapia, a Farmacogenética e a Neurociência, notadamente nos quadros de Depressão, Esquizofrenia e doença de Alzheimer. Na ultima década vem também se dedicando à pesquisa da detecção e prevenção de desordens mentais ligadas ao trabalho. (Texto copiado da Plataforma Lattes)

[:en]Nascido em São José do Rio Preto, SP, em 10/02/1951, casado com Gabriele Gattaz, nascida em Coburg, Alemanha, em 10/01/1966, com quem tem 2 filhos, Moritz e Leonardo, ambos nascidos em Heidelberg, Alemanha, em 1993 e 1995 respectivamente. Freqüentou o Colégio Bandeirantes, em São Paulo, e graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, SP, em 1975. Após 2 anos de residência no Departamento de Psiquiatria da FMUSP, recebeu bolsa de estudos para pós-graduação na Universidade de Heidelberg, Alemanha, onde concluiu em 1979 o Doutorado em medicina com a tese “Antígenos HLA em Esquizofrenia” (Orientador: Prof. Dr. Helmut Beckmann). Em 1983 concluiu a Livre-Docência em Psiquiatria em Heidelberg, com a tese “Um modêlo biológico para a esquizofrenia”. Em 1984 foi contratado como Professor de Psiquiatria na Universidade de Heidelberg, e assumiu a direção da Unidade de Neurobiologia no Instituto Central de Saúde Mental, onde ficou até 1996. Neste Instituto foi também médico-chefe, exercendo intensa atividade clínica e de supervisão. Na Universidade de Heidelberg, ministrava o curso de Psiquiatria para os alunos da Faculdade de Medicina. Em Junho de 1996 retornou ao Brasil, após ser indicado por concurso para o cargo de Professor titular de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Em 1998, formou equipe multidisciplinar e, com verbas da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), iniciou a construção e montagem do Laboratório de Neurociências no Departamento de Psiquiatria da FMUSP, que entrou em funcionamento em 1999.
Suas principais linhas de pesquisa são os aspectos neuroquímicos e moleculares dos transtornos neuropsiquiátricos, principalmente da esquizofrenia e da doença de Alzheimer. Nesta área, orientou 18 teses de doutorado, publicou 4 livros internacionais e 316 artigos, sendo 109 trabalhos em revistas indexadas, 46 capítulos de livro, 152 resumos em anais de congressos 9 trabalhos em revistas não indexadas. Seus trabalhos foram citados cerca de 1.300 vezes na literatura científica (fonte Institute for Scientific Information, stand ano 2000).
É co-editor de 4 revistas internacionais European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience, Psychopharmacology, Journal of Neural Transmission e World Journal of Biological Psychiatry), edita a Revista de Psiquiatria Clínica e pertence ao corpo editorial de outras 4 revistas internacionais e 3 nacionais.
É membro de 6 Sociedades científicas internacionais e de 3 nacionais. Participa dos órgãos administrativos do Hospital das Clínicas da FMUSP, sendo membro de seu Conselho Deliberativo e Curador da Fundação Faculdade de Medicina.