pt_BR
Ciências Químicas | MEMBRO TITULAR

Elias Ayres Guidetti Zagatto

(ZAGATTO, E. A. G.)

25/09/1948
Brasileira
24/05/1996

Elias Ayres Guidetti Zagatto nasceu em 25/09/1948, sendo o segundo dos dez filhos de Alcides G. Zagatto e de Maria Cecília A. G. Zagatto. Estudou em excelentes escolas da rede pública, tendo ainda aprendido violoncelo com Calixto Corazza. É Engenheiro Agrônomo e Mestre em Agronomia pela ESALQ/CENA/USP e Doutor em Ciências pelo IQ/UNICAMP, tendo sido aprovado em concursos públicos para Professor Livre-Docente, Adjunto e Titular. Realizou estágios de especialização na Dinamarca (1975/1976) e na Alemanha (1981). Casou-se com Cecília Teresinha Piacentini Zagatto em 1974, sendo pai de três filhos.
Em 1975, iniciou seus trabalhos no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo em Piracicaba, participando do grupo de pesquisas liderado pelo Professor Henrique Bergamin Filho. Viveu um momento muito importante no contexto da Química Analítica, ao participar do desenvolvimento do conceito de análises químicas por injeção em fluxo e implantação pioneira dos sistemas analíticos explorando este conceito. Sua linha de pesquisa sempre foi centrada no desenvolvimento de novos procedimentos para análises de amostras de relevância agronômica, industrial e ambiental, com ênfase às análises em fluxo explorando de aspectos cinéticos.
É autor ou co-autor de 126 trabalhos científicos publicados em revistas de alto índice de impacto, tendo ainda publicado livro, capítulos de livro, boletins científicos e apostilas didáticas. É detentor de uma patente.
Participou de simpósios, congressos e reuniões científicas como apresentador de trabalhos, co-autor de trabalhos apresentados, conferencista e “chairman”. Publicou 102 resumos em anais, participou da organização de 5 eventos científicos, tendo integrado o Praesidium do “VIII International Conference on Flow Analysis” realizado em Varsóvia em junho de 2000.
Ministrou 9 seminários referentes a cursos de pós-graduação, 18 palestras em eventos científicos no Brasil e no exterior e 16 conferências independentes.
Foi Professor secundarista e, em nível de graduação, ministrou 13 disciplinas em quatro cursos, bem como sete cursos extracurriculares. Orientou 5 programas de iniciação científica.
Em nível de pós-graduação, tem ministrado sistematicamente 3 disciplinas. Foi orientador de 11 programas de mestrado e 10 de doutorado, tendo ainda supervisionado 3 programas de pós-doutorado e 6 estágios de estrangeiros.
Participou de 20 Bancas de Exame de Qualificação, 48 Bancas Examinadoras de Dissertações de Mestrado e 39 Bancas Examinadoras de Teses de Doutorado, sendo 2 no exterior. Foi membro de comissões designadas para Concursos de Livre-Docência (12) e de ingresso/progressão na carreira universitária (17). Em 5 oportunidades, foi assessor “ad hoc” de agências financiadoras no tocante à organização ou reestruturação de cursos.
Em 1996/1998, foi Membro do Comitê Assessor de Química & Engenharia Química do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Tem participado intensivamente de projetos integrados de pesquisa; foi coordenador de 3 projetos binacionais. Atualmente, coordena projeto referente ao Programa de Núcleos de Excelência (PRONEX). Em 97 oportunidades foi assessor “ad hoc” de agências financiadoras de pesquisa.
É membro de Conselhos Editoriais de 3 periódicos, participando intensivamente de assessoria “ad hoc” para avaliação de artigos submetidos para publicação em diversos periódicos.
Foi Vice-Presidente e Presidente da Comissão de Pós-Graduação do CENA em 1991/1999, membro do Conselho Deliberativo do CENA e representante do CENA junto ao Conselho de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo.
Atualmente, é observador junto à Federation of the European Chemical Societies, FECS; participa como Membro titular da Comissão V.1. General Aspects of Analytical Chemistry, da International Union of Pure and Applied Chemistry, IUPAC.
Foi diretor da Divisão de Química Analítica da Sociedade Brasileira de Química, de 5/1998 a 5/2000.
Em 12/1995, tornou-se Membro associado e, em 12/2000, foi indicado como Membro titular da Academia Brasileira de Ciências.
Ao longo de sua carreira, o Dr. Zagatto recebeu diversas honrarias e distinções, destacando-se o “Award” da Universidade de Varsóvia (6/2000) e o Prêmio Rheinboldt-Hauptmann (11/2000).
O Dr. Zagatto tem procurado valorizar os aspectos éticos, morais e espirituais, e desenvolver junto aos seus estudantes e colaboradores os sentimentos de espírito de equipe, liberdade intelectual, criatividade e, sobretudo, amizade.