pt_BR
Ciências Biomédicas | MEMBRO ASSOCIADO

Eliane Volchan

(VOLCHAN, E.)

03/02/1953
Brasileira
05/03/1997

Eliane Volchan iniciou sua carreira científica no Instituto de Biofísica em 1971 como estagiária de iniciação científica, quando cursava o primeiro ano do Curso Médico da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Logo nos primeiros anos, trabalhando no Laboratório de Neurobiologia II, na equipe do Prof. Carlos Eduardo da Rocha-Miranda, tornou-se co-autora de trabalhos plenos sobre o processamento cortical e subcortical da informação visual. Verificando que o modelo adotado no Laboratório, o marsupial Didelphis marsupialis aurita, carecia de informações sobre a correlação do campo visual do animal com a sua representação no cérebro, desde o início de sua carreira, Volchan preocupou-se em fazer um estudo minucioso desse problema. Isso compreendia uma análise que envolvia soluções de problemas de geometria espacial e de fisiologia e anatomia comparadas. Esses estudos integraram teses, uma de mestrado em 1980 e outra de doutorado em 1986, sobre visuotopia, fator de magnificação e correlações anátomo-fisiológicas de representação do meridiano vertical no colículo superior e no córtex visual primário dessa espécie. As soluções propostas nesses primeiros trabalhos tornaram-se a viga mestre das investigações no sistema visual desse modelo para diversas linhas de pesquisa do Departamento de Neurobiologia daquele Instituto.
Em seu pós-doutorado na Rockefeller University (Nova York, Estados Unidos), onde colaborou com o Prof. Charles Gilbert em estudo sobre mecanismos de dinâmica de campos receptores visuais, conseguiu demonstrar, pela existência de transferência interocular, que o preenchimento de escotomas artificiais era um fenômeno intrínseco ao córtex visual.
Atualmente vem desenvolvendo, com seus estudantes de doutorado, pesquisas sobre as bases neurais do reflexo optocinético, reação fundamental para a estabilização da imagem na retina de vertebrados, que já produziu duas teses de mestrado e uma de doutorado sob sua orientação e oito artigos em revistas indexadas. Essas pesquisas deram lugar ao intercâmbio científico com o Prof. Klaus Peter Hoffmann, da Ruhr Universität em Bochum, Alemanha.
Recentemente, iniciou uma nova linha de pesquisa, sobre a distribuição de neurônios nitridérgicos no neocórtex de marsupiais e roedores, que resultou em dois artigos e constitui o trabalho de uma tese de doutorado sob sua orientação. Essa linha já se constitui em profícuo intercâmbio científico, patrocinado pelo CNPq, com o Prof. Jon Kaas, da Vanderbilt University (Nashville, Estados Unidos).
Desde 1991, quando da aposentadoria do Chefe do Laboratório, tornou-se responsável pelo Laboratório de Neurobiologia II, onde dirige uma equipe com quatro estudantes de doutorado, três de aperfeiçoamento, oito de iniciação científica e dois técnicos. Como Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, exerce, além das atividades de pesquisa, atividades de ensino de Neurobiologia junto aos cursos de graduação da área Biomédica e ao curso de pós-graduação do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho.