pt_BR
Ciências da Terra | MEMBRO CORRESPONDENTE

Denis Vialou

(Vialou, D.)

13/07/1944
Francesa
13/05/2020

Prof. Denis Vialou é formado em filosofia e ciências humanas (1968), mestre em epistemologia (1969), Universidade de Nanterre-Paris X, com doutorado de Estado em Letras e Ciências Humanas (1981), pela Universidade Paris-Sorbonne.

Suas pesquisas dizem respeito à pré-historia do homo sapiens, ao longo de sua evolução desde sua emergência no Oriente-Médio, durante o pleistoceno superior até o tardiglaciário. Estuda os novos modos de povoamento correlacionados aos meios-ambientes e aos climas na América do Sul e na Europa, assim como seus comportamentos sociais, técnicos e simbólicos, subjacentes às evoluções sociais e culturais. As pesquisas realizadas por escavações sistemáticas e pelas análises dos principais dispositivos rupestres no centro do Brasil e na Europa atlântica revelam a modernidade inovadora dos Sapiens.

Foi homenageado pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo como professor colaborador pelos 30 anos de ensino e de pesquisas arqueológicas no Mato Grosso (2015).