pt_BR
Ciências da Engenharia | MEMBRO TITULAR

Carlos José Pereira de Lucena

(LUCENA, C. J.)

30/09/1943
Brasileira
05/03/1997

O Prof. Lucena fez seus estudos de graduação na PUC-Rio entre 1962 e 1965 nas áreas de Economia e Matemática. Desde 1962 e durante toda a graduação, foi estagiário do Centro de Computação da PUC-Rio, o primeiro do gênero no Brasil (criado em 1960). A partir de 1965 foi contratado pelo Departamento de Matemática da PUC-Rio para coordenar a área que na época era chamada de Matemática Computacional. Em 1968, junto com um pequeno grupo de colegas, fundou na PUC-Rio o primeiro Departamento de Informática do país. Mais tarde, obteve o grau de mestrado na Universidade de Waterloo (1969), Canadá, e o doutorado pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (1974).
Na PUC-Rio, a partir de 1965, foi duas vezes diretor do Departamento de Informática, Decano do Centro Técnico e Científico e Vice-Reitor. É Professor Titular de Informática desde 1982 e participou de todos os colegiados da Universidade.
No Computer Science Department da Universidade de Waterloo, no Canadá, que visita regularmente desde 1975, o Prof. Lucena é “adjunct professor” e “senior research associate” do Computer Systems Group.
Seu serviço à comunidade acadêmica brasileira incluiu, dentre outras coisas, sua participação como membro do Comitê Assessor da área de Computação e do Conselho Deliberativo do CNPq, como presidente da área de Computação na CAPES (2 mandatos) e como coordenador brasileiro da cooperação científica em Informática com a Alemanha desde 1972 (convênio CNPq/GMD). Recentemente, a partir de 1995 e 1996, respectivamente, representa a comunidade acadêmica no Comitê Gestor do Projeto Internet no Brasil e no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) da Presidência da República.
A atividade de pesquisa do Prof. Lucena na área de métodos formais da Engenharia de Software esta documentada em mais de 120 publicações com árbitros e 4 livros e o levou a atuar em comitês de programa de dezenas de conferências nacionais e internacionais e nas comissões editoriais de revistas centrais da sua área, também no país e no exterior. O Prof. Lucena orientou 13 teses de doutorado e 40 teses de mestrado. Seus alunos de doutorado são professores em universidades no país e exterior (EEUU e Canadá). O professor recebeu o Prêmio Álvaro Alberto em Informática em 1987 e a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico e Tecnológico em 1996.