Entre os dias 8 e 11 de novembro de 2016, foi realizado o 11º Simpósio de Lasers e suas Aplicações, promovido anualmente pelo OSA Student Chapter-Recife, no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), localizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), campus Recife. O evento foi coordenado por Leonardo de Souza Menezes, membro afiliado da ABC no período 2010-2014, e por Cid Bartolomeu de Araújo e teve Anderson Leônidas Gomes no Comitê Científico, ambos membros titulares da ABC e professores da UFPE.
A programação incluiu palestras de pesquisadores vinculados a instituições estrangeiras e nacionais, e também representantes da indústria, todos muito bem qualificados no cenário atual da Física, além de visitas aos laboratórios de pesquisa e apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes numa sessão de pôsteres e por meio de comunicações orais. No dia 11 de novembro, sexta-feira, foi realizada uma sessão especial em homenagem aos cem anos da Academia Brasileira de Ciências, 100 anos da OSA e 50 anos da Sociedade Brasileira de Física (SBF).
Era necessária uma inscrição prévia para participar do evento, mediante pagamento de taxa. Os inscritos tiveram direito a utilizar o alojamento oferecido pela UFPE. Além disso, houve também a oportunidade de submissão de trabalhos a serem apresentados no evento.
O evento foi dedicado à exposição de ideias e discussões entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais com interesse na área de óptica e teve como objetivo principal a “divulgação das mais recentes técnicas envolvendo o uso do laser como ferramenta de estudo e aplicações na indústria, medicina e outros segmentos”.
Mais informações no site do Simpósio.